Lançamento do Projeto Triplo D cria expectativas elevadas

A Cáritas Diocesana de Coimbra lançou na passada quinta-feira, 19 de setembro, na Sede da Instituição, o seu mais recente projeto – Triplo D. O evento contou a participação de ilustres convidados que ajudaram a perceber a importância de desenvolver projetos desta natureza, enriquecendo o dia das dezenas de pessoas que estavam na plateia.

A Sessão de Abertura da Apresentação do Triplo D esteve a cargo do Sr. Pe. Luís Costa, Presidente da Cáritas de Coimbra, que referiu o caminho percorrido através de projetos anteriores  na área da cidadania e igualdade nas diversas valências da Cáritas de Coimbra e aproveitou ainda a ocasião para agradecer a presença de todos os participantes e oradores convidados.

Idália Serrão, membro da Administração do Montepio e Ex. Vice-Presidente da Assembleia da República, trouxe, da parte da manhã, o tema “Democracia, demografia e os direitos humanos. Que políticas para a participação cívica?”. Na sua intervenção, deixou claro ser fundamental olhar para a intervenção como um investimento e não como um gasto, demonstrando a importância de “dar valor” a cada indivíduo da sociedade. Num segundo momento, houve espaço para a oradora responder às questões colocadas pela audiência, bastante participativa e interessada pela temática.

A parte da tarde ficou reservada para a Apresentação do Projeto Triplo D, que contou com a moderação de João Caetano, Pró-reitor para os Assuntos Jurídicos da Universidade Aberta (UAB) e Diretor da Delegação Regional de Coimbra da UAB.

Fernando Santos, Coordenador do Triplo D, deu a conhecer o projeto, os seus objetivos e os resultados esperados. O Triplo D (Democracia, Demografia e Direitos Humanos) propõe aumentar o envolvimento democrático e a participação cívica e política dos cidadãos. Para esse fim, serão desenvolvidas sessões de educação/formação e grupos de discussão escolar e comunitária, procurando empoderar e educar profissionais, agentes comunitários, crianças e jovens, pessoas em situação de vulnerabilidade e pessoas idosas, auxiliando-as a analisar e discutir políticas e a propor recomendações de melhoria das dinâmicas democráticas a nível local. A problemática deste projeto insere-se em três pontos: envelhecimento acentuado da população; participação na tomada de decisão por parte dos jovens, idosos e população vulnerável, em práticas mais saudáveis, inclusivas e democráticas; e no desenvolvimento de ambientes inclusivos que considerem as trajetórias do envelhecimento dos indivíduos. O coordenador do projeto terminou ressalvando a importância de “lutar pela justiça social antes da caridade”.

Os parceiros também foram convidados para participar no dia de lançamento do projeto. A representar o European Centre for Women and Technology (Noruega) esteve Nancy Brito, que abordou a igualdade de género dando como exemplo a representatividade das mulheres na tecnologia. Susana Jesus e Eduardo Franco marcaram presença em nome do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes, tendo demonstrado o trabalho desenvolvido pela Instituição na área tratada no Triplo D.

O projeto é cofinanciado pelo Programa Cidadãos Ativ@s (no âmbito do Active Citizens Fund/EEA Grants, sendo os países doadores a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega), que é gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto. Teresa Santos, da Fundação Calouste Gulbenkian, explicou a origem deste Programa e a forma como irá apoiar o Triplo D.

No final do evento tanto os oradores como a audiência transpareceram uma reação positiva, demonstrando as elevadas expectativas com o novo projeto.

Ao longo dos anos a Cáritas de Coimbra já tem implementado estas temáticas na sua área de atuação e o projeto Triplo D contribuirá, também, para que as respostas sociais da Instituição alcancem uma intervenção mais enquadrada nas suas comunidades educativas nos âmbitos da democracia e da participação cívica.