Pagaínho | “Ser+” Solidário
A Cáritas Diocesana de Coimbra desafiou os seus Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL) a reproduzirem a nova mascote “Pagaínho”, no âmbito da atividade “Ser+” Solidário.
Todos os CATL aderiram à iniciativa e elaboraram um total de 2 839 Pagaínhos. De realçar o forte empenho e motivação de todos os CATL, com especial destaque para o de Montes Claros que realizou 345 mascotes, o de Soure com 170, e o de Condeixa – Centro Educativo com 150.
O Pagaínho surge do concurso “Ser+” Único – Cria uma Mascote, realizado no âmbito do Projeto Educativo do Triénio 2019-2021 “Nasci para Ser+”, que contou com a participação dos CATL da Cáritas de Coimbra. Pretendeu-se com esta iniciativa encontrar um elemento unificador entre estes equipamentos e as crianças, jovens e colaboradores que deles fazem parte.
O papel da Cáritas de Coimbra, juntamente com as famílias e a escola, pretende de forma orientada e protegida contribuir para a construção da personalidade e crescimento saudável das crianças e jovens. O Pagaínho pretende simbolizar as crianças e jovens e o seu crescimento harmonioso e feliz. Os fios que constituem a mascote podem representar o apoio e acompanhamento dos CATL nesse processo de crescimento.