Cáritas de Coimbra discute parcerias na 7ª Conferência de Valor da APAH

A Cáritas Diocesana de Coimbra participou como preletora na 7ª Conferência de Valor da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) em Braga, no passado dia 19 de outubro.

Sob o tema “Reformular cuidados centrados nas necessidades das pessoas”, Carina Dantas, Diretora de Inovação da Cáritas de Coimbra realizou a palestra que deu mote à Mesa Redonda que se debruçou sobre a importância do desenvolvimento e consolidação de parcerias com entidades comunitárias e económicas.

Nesta apresentação de cerca de 30 minutos, a palestrante partilhou o trabalho desenvolvido pela Cáritas Diocesana de Coimbra nos seus vários domínios de intervenção, em particular no âmbito da saúde, e de como a consolidação de parcerias se revela de extrema importância para a adequada resposta às necessidades das pessoas, realçando também as boas práticas internacionais no âmbito dos cuidados integrados, nomeadamente do NHS inglês e os bons exemplos nacionais, como os dos projetos UnIESA (CHUC) e ReHab (CDC).

A sessão teve como moderador Carlos Alberto, Presidente do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, e contou com um interessante debate com um painel de comentadores que incluíram Elsa Frazão Mateus da EUPATI Portugal, Ema Paulino da Ordem dos Farmacêuticos, Franklim Ramos da Unidade Local de Saúde do Alto Minho e Pedro Nunes do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental.

Foi discutida a importância do desenvolvimento de parcerias estratégicas, com os diversos agentes da comunidade e do setor económico, que assegurem uma reformulação dos cuidados de saúde. Em paralelo foram analisados os desafios e as oportunidades que se colocam atualmente a nível nacional no plano da governança, da estratégia e da operacionalização para a implementação de soluções que promovam uma melhoria dos serviços prestados aos utentes, bem como as perspetivas do nível de compromisso dos diversos agentes do setor para esta concretização.

“Modelos de gestão centrados no cidadão e na comunidade” foi o tema central desta conferência, que decorreu nos dias 18 e 19 de outubro. No primeiro dia foram anunciados os vencedores da 6.ª edição do Prémio Healthcare Excellence, que premeia as melhores iniciativas de gestão de serviços de saúde implementadas durante o ano de 2018. É já pelo terceiro ano consecutivo que se realiza este ciclo de conferências, que contam com a presença de representantes dos conselhos de administração dos hospitais do SNS e de muitos responsáveis pela gestão intermédia. O projeto surge como “uma aposta na organização de iniciativas que promovam a criação de valor para os gestores em saúde, através da análise dos tópicos atuais e determinantes para o futuro dos hospitais e dos sistemas de saúde”.

Veja o vídeo da participação da Cáritas de Coimbra na Conferência APAH.