Projeto DAPAS leva Cáritas Coimbra a Bilbao
A Cáritas Diocesana de Coimbra, representada por Ana Luísa Jegundo e Natália Machado do Departamento de Inovação, vai estar em Bilbao, Espanha, nos dias 09 e 10 de julho a participar na segunda reunião de consórcio do projeto DAPAS.
A reunião tem como objetivo fazer um ponto de situação sobre o trabalho já desenvolvido pelo projeto e planear a implementação dos pilotos, com início previsto já no final do ano de 2019 envolvendo pessoas idosas e respetiva rede de cuidados formais e informais que ocorrerão em três locais de três países diferentes – Portugal, Luxemburgo e Áustria e na Cáritas de Coimbra. Questões relacionadas com as especificações técnicas do sistema e respetiva monitorização e avaliação serão igualmente discutidas, com vista à harmonização da metodologia de implementação dos pilotos, apesar das diferenças culturais e sociais.
O projeto DAPAS visa integrar os resultados de sucesso de projetos anteriores da comunidade AAL – Ambientes de Vida Assistidos, desenvolvidos a partir de diferentes empresas em diferentes países. Essas soluções inovadoras estão a ser combinadas num único produto que pode ser distribuído numa escala maior para melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas. O DAPAS é cofinanciado pelo Programa Conjunto Europeu AAL (Ambientes de vida ativos e assistidos – TIC para o envelhecimento, 2017) e, no caso português, pela Fundação de Ciência e Tecnologia, I.P.