Notícias

Projeto (Des)Igual abrangeu mais de 13000 pessoas

O projeto (Des)Igual da Cáritas de Coimbra superou todas as expectativas e abrangeu um total de 13060 pessoas. Quando foi lançado, em março de 2017, previa-se que beneficiasse 4183 pessoas, o que já seria um resultado positivo.

Este projeto destacou-se pela sua abrangência transversal e diversificada. Os workshops/sessões de sensibilização para a igualdade de género e prevenção da violência doméstica incluíram vários grupos, tais como crianças e jovens (desde o Jardim de Infância ao Ensino Secundário, passando por grupos comunitários), pais e educadores, séniores, técnicos e instituições da área e grupos de pessoas socialmente vulneráveis (vítimas, presidiários, sem-abrigo e usufruidores do rendimento social de inserção).

Ao longo da sua implementação foram realizadas 724 sessões (mais 513 do que as inicialmente previstas) nos distritos da Diocese de Coimbra – Coimbra, Leiria, Santarém, Aveiro e Viseu. Destaca-se que mais de 96% dos beneficiários inquiridos reconheceram a importância da intervenção do projeto. Foi, ainda, criada uma plataforma e-learning do projeto.

O (Des)Igual foi um projeto cofinanciado pelo Programa Portugal 2020 (PO ISE) que proponha potenciar a quebra de ciclos de violência e promover um desenvolvimento saudável e seguro das relações das próximas gerações, através das ações de sensibilização. Para isso, estava assente em 4 vertentes: (1) educação de crianças e jovens e públicos potencialmente vulneráveis; (2) capacitação e empoderamento de mulheres vítimas de violência; (3) disseminação alargada da igualdade de género, através de programa de eventos culturais e de plataforma e-learning; e, por fim, (4) capacitação técnica dos atores da intervenção.

A Cáritas de Coimbra criou e desenvolveu este projeto como forma de consolidar o seu trabalho em matéria de igualdade de género e prevenção da violência doméstica, algo a que pretende dar continuidade no futuro.

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional