Projetos da Cáritas de Coimbra em destaque no Curso CRISH

Nos dias 3 e 4 de outubro decorreu o Curso CRISH – Cocriar Soluções Inovadoras para a Saúde, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. A Cáritas Diocesana de Coimbra participou como oradora/motivadora no primeiro dia do evento, onde deu a conhecer o seu trabalho e apresentou alguns dos seus projetos.

Carina Dantas, Diretora do Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra, introduziu o tema Inovação social e comunitária, na sessão interativa dedicada a exemplos práticos de cocriação de soluções inovadoras para a saúde desenvolvidas no ecossistema regional. Neste âmbito, Carina Dantas fez uma breve introdução à Instituição que representa e apresentou a vertente inovadora da Cáritas de Coimbra, que aposta na utilização de novas tecnologias para desenvolver projetos (nacionais e internacionais) que promovam um envelhecimento mais ativo e saudável. Como exemplos práticos, foram referidos os projetos Smartwork (soluções digitais inovadoras para que os trabalhadores mais velhos possam permanecer ativamente envolvidos na vida profissional), GrowMeUp (robô inovador para ambientes de vida assistida que apoia as necessidades de pessoas mais velhas nas suas atividades de vida diária) e Toilet4me (casa-de-banho inteligente, adequada ao público mais velho). Foi este último que deu o mote à apresentação de um exemplo efetivo de co-criação e que abriu espaço à discussão dos conceitos de comunidades amigáveis, design empático e design colaborativo.

O Curso CRISH foi desenvolvido no âmbito do projeto EIT Health CRISH (Co-creating innovative solutions for healthcare 2.0), numa parceria internacional entre a Universidade de Coimbra e a Universidad de Navarra, Ruprecht-Karls-Universitat Heidelberg, Imperial College London, Universitat de Barcelona, Fundación privada Instituto de Salud Global Barcelona (ISGlobal), Hospital Clínic de Barcelona, Universite Grenoble Alpes, Uppsala Universitet, Agencia de Qualitat i Avaluació Sanitàries de Catalunya (AQuAS), Uniwersytet Medyczny w Łodzi e IrsiCaixa.

O curso destinou-se a profissionais de saúde, doentes, cuidadores formais e informais, investigadores e empreendedores, com o objetivo de identificar problemas e necessidades na área da saúde e desenhar soluções inovadoras em resposta a estes desafios.