Projetos DAPAS e Toilet4Me apresentados como boas práticas em Seminário dedicado ao Envelhecimento

A Cáritas Diocesana de Coimbra, também em representação do consórcio Ageing@Coimbra, participou no IV Seminário: Envelhecimento + Ativo e Saudável, que aconteceu no dia 16 de outubro, em Abiul (Pombal). O evento promovido pela Fundação Dr. José Lourenço Júnior em conjunto com a Junta de Freguesia de Abiul, pelo quarto ano consecutivo, assentou na partilha e nas boas práticas no campo da Gerontologia.

Flávia Rodrigues, do Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra, marcou presença no Painel que discutiu “Boas Práticas em Curso”, apresentado projetos de Ambient Assisted Living (Ambientes de Vida Assistidos), como o DAPAS e o Toilet4Me.

O DAPAS, projeto em curso na Cáritas de Coimbra, propõe reunir os resultados de sucesso de projetos digitais anteriores, desenvolvidos a partir de diferentes empresas em diferentes países, combinando-os num produto único e inovador que possa mais facilmente chegar às pessoas mais velhas, melhorando a sua qualidade de vida. A Cáritas de Coimbra está neste momento a preparar o piloto do projeto que irá envolver cerca de 40 pessoas mais velhas provenientes das respostas de Centro de Dia e Apoio Domiciliário e que terão oportunidade de testar este sistema durante um ano. Este é um projeto cofinanciado pelo Programa Europeu AAL, sendo o financiamento português assegurado através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O já terminado projeto Toilet4Me, partiu de um projeto anterior cujo desafio principal foi a criação de uma casa-de-banho inteligente adequada ao público mais velho, em versão residencial. Nesta segunda fase, o consórcio do projeto avaliou os resultados do projeto anterior com vista no desenvolvimento de uma solução adaptada para o uso de instalações sanitárias em espaços públicos e semipúblicos. Flávia Rodrigues explicou o processo de envolvimento dos utilizadores finais deste produto, dos seus cuidadores e de todas as entidades potencialmente interessadas na criação e implementação de casas de banho inteligentes e adaptadas. Este modelo utiliza tecnologias que permitem interação por voz para, por exemplo, levantar o assento, bem como sistema de auxílio para levantar e sentar. Este foi também um projeto cofinanciado pelo programa AAL.

A Cáritas de Coimbra participou, ainda, enquanto membro nuclear do Ageing@Coimbra, representando o consórcio neste Seminário. O Ageing@Coimbra tem como base de trabalho a valorização do papel das pessoas mais velhas na sociedade e a aplicação de boas práticas em prol do seu bem-estar geral e de um envelhecimento ativo e saudável. O seu principal objetivo é melhorar a vida dos cidadãos mais velhos na Região Centro de Portugal, tendo feito desta uma das 77 Regiões Europeias de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável, reconhecida pela Comissão Europeia com a classificação máxima (4 estrelas).

No final do encontro decorreu a Entrega dos Prémios do II Concurso de Fotografia “Afetos na Velhice”. O Seminário foi alargado à comunidade sénior e ao público em geral com o intuito de suscitar o debate sobre a promoção de uma vida mais ativa e independente, procurando contribuir para a prevenção das fragilidades em idades avançadas.