Smartwork levou a Cáritas de Coimbra à conferência PETRA
A Cáritas Diocesana de Coimbra esteve presente nos dias 5 a 7 de junho na conferência PETRA, em Rhodes – Grécia, no âmbito do projeto SmartWork.
O projeto Smartwork, financiado pela União Europeia no âmbito do Horizonte 2020, visa desenvolver e validar soluções digitais inovadoras para que os trabalhadores mais velhos possam permanecer ativamente envolvidos na vida profissional, ajudando-os a renovar as suas competências laborais e a adotar estilos de vida mais saudáveis, considerando eventuais condições de saúde relacionadas com a idade.
A conferência Tecnologias Relacionadas com Ambientes Assistidos (PETRA) é um evento interdisciplinar que foca as abordagens computacionais e da engenharia para melhorar a qualidade de vida e o desempenho humano numa ampla variedade de ambientes, tais como no local de trabalho, em casa, espaços públicos, ambientes urbanos, entre outros. A Cáritas Coimbra participou enquanto membro do Comité Organizador (Carina Dantas fez parte do Comité Científico) de um dos workshops da Conferência e participou também em 3 artigos, Flávia Rodrigues, do Departamento de Inovação da Cáritas Coimbra, apresentou um artigo publicado na área da Ética e do uso de novas tecnologias por pessoas mais velhas em ambiente laboral.
O evento reuniu diferentes tipos de tecnologias que abordam importantes questões sociais e de saúde para grupos mais sensíveis, tais como idosos e pessoas que sofrem de doenças crónicas. Petra 2019 constituiu assim uma excelente oportunidade para a disseminação do Smartwork entre investigadores e inovadores com o objetivo comum de promover o Envelhecimento Ativo e Saudável.