Natal em tempo de pandemia – entrevista com D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra

O Bispo da Diocese de Coimbra, D. Virgilio Antunes, participou numa entrevista no canal de televisão CMTV, no dia 24 de Dezembro de 2020. Vários temas foram abordados, desde a religião, às causas solidárias e à fé.

O D. Virgílio, revelou que a pandemia gerou muita pobreza, principalmente nos mais pobres e desprotegidos, que estão mais vulneráveis e que mais sofrem, e um aumento do número de pedidos de ajuda social, sem precedentes. Revelou que recebe diariamente mensagens de pessoas em situação de vulnerabilidade financeira que precisam de ajuda das instituições e da Igreja.

Mencionou as instituições portuguesas de solidariedade social, particularmente a Cáritas Diocesana de Coimbra, pelo apoio solidário e social que dão aos que mais precisam e constatou que é nestas alturas que mais se nota o seu trabalho e a necessidade da sua existência.

O D. Virgílio, deixou uma mensagem de que a Igreja em Portugal está com todos os portugueses, independentemente da sua condição atual. Por isso, esperava que ninguém se sentisse sozinho, na medida que o Natal é um símbolo do nascimento de Cristo, da chegada de Deus ao meio dos Homens, para mostrar que Ele não abandona ninguém.

A Cáritas de Coimbra, sente-se compelida a apoiar todos os cidadãos em carência social e financeira, e a partilhar a mensagem do D. Virgílio.

Pode assistir à entrevista em: