Cáritas de Coimbra agradece a todos os que tornaram possível uma Festa de Natal diferente

Dadas as circunstâncias vividas atualmente no Mundo inteiro derivadas da pandemia, não foi possível reunir colaboradores, utentes, parceiros e comunidade para celebrar o espírito natalício com a Cáritas Diocesana de Coimbra. Assim, a organização reinventou a sua habitual Festa de Natal, adaptando-a a um formato virtual que permitisse que mesmo distantes fisicamente, as pessoas pudessem sentir-se unidas para celebrar o Natal.

O objetivo foi chegar, de forma virtual, aos colaboradores que este ano não se reuniram, aos utentes que se encontram isolados, às Estruturas Residenciais para Idosos que não puderam receber visitas ou celebrar o Natal, a todos os Centros e Respostas Sociais da instituição e também incluir parceiros e amigos da Cáritas de Coimbra. A Festa foi transmitida online e foi elaborado um vídeo para que os que não tiveram oportunidade de ver em direto o pudessem fazer mais tarde (pode ver ou rever a Festa de Natal em https://www.youtube.com/watch?v=BaXlqKJTS80&feature=youtu.be&fbclid=IwAR1XaS4cLMajAaX0SV-7mZ8FY643QkLy-SlDi-eVHKiVHFwf7EgtVnKYDJs).

Neste Dia de Reis, a Cáritas de Coimbra deixa o seu agradecimento a todos os envolvidos neste evento, que com o seu empenho e amizade o tornaram possível, mesmo à distância. Deixa em primeiro lugar um agradecimento à Diocese de Coimbra, em especial ao Vigário Geral da Diocese de Coimbra – Pe. Manuel Ferrão, que realizou a Eucaristia em direto da Capela da Cáritas Diocesana de Coimbra. A acompanhar a Eucaristia participou um coro composto por um grupo de jovens voluntários, monitores dos campos de férias da Cáritas de Coimbra – Sofia, Afonso Bartolomeu, Afonso Buco e Mariana Quiaios – orientado pelo colaborador José Manuel Quiaios. Fizeram também parte deste momento o Diácono Albano Rosário e a colaboradora Sofia Ribeiro (Salmo).

A Festa de Natal contou depois com momentos de animação que incluíram música, dança e histórias que ficaram ao cargo de utentes, parceiros e voluntários.

Uma vez mais a Cáritas de Coimbra deixa o seu agradecimento à Academia de Música de Coimbra, representada pelo seu Diretor Geral – Pedro Ferreira, e ao Grupo Foles com Vida que presentearam os telespetadores com uma atuação musical, à semelhança dos anos anteriores em que têm tido uma presença constante na animação dos utentes e Centros.

Deixa também o agradecimento a mais um grupo de jovens voluntários, também monitores dos campos de férias da Cáritas de Coimbra, que interpretou algumas músicas também para a Festa. Dele fizeram parte a Matilde, a Maria Miguel, a Inês, a Diana e a Elisa, acompanhadas pelo colaborador José Manuel Quiaios.

Os jovens voluntários Francisco Cidade (Cantor), Diogo Ferraro (Cantor), Anselmo Batista (Guitarra), Francisco Zagalo (Guitarra), Luís Carvalho (Viola), elementos da Estudantina Universitária de Coimbra, trouxeram fados de Coimbra a esta festa de Natal e protagonizaram o seu encerramento.

O evento natalício contou também com a participação interna dos Centros de Atividades de Tempos Livres de Montes Claros e Gualdim Pais que brindaram a assistência com as suas atuações musicais e de dança, os Contadores de Histórias do Centro Comunitário de Inserção que interpretaram um conto de Natal de Miguel Torga e as atuações musicais do Centro Social S. Pedro e do Lar de Santo António. A apresentação ficou ao cargo da colaboradora Lurdes Marques. A estes e a outros colaboradores e voluntários que participaram de alguma forma na execução desta iniciativa a Cáritas de Coimbra deixa o seu sincero agradecimento.

A Cáritas de Coimbra está mais unida do que nunca e de coração cheio deixa a todos um muito obrigado!