Cáritas de Coimbra participou virtualmente na 4ª reunião do projeto AVIK
A Cáritas Diocesana de Coimbra marcou presença virtual na quarta reunião do projeto de intercâmbio cultural e inclusão social AVIK, que decorreu no dia 20 de março. Inicialmente o encontro estava agendado para os dias 22 e 23 em Roma – Itália, mas face à contingência vivida neste momento derivada da Covid-19, e assegurando a saúde e segurança de todos, o consórcio recorreu às novas tecnologias e reuniu através de videoconferência.
O AVIK tem como parceiros a Cáritas de Coimbra (Portugal), Centre for the Greek Language (Grécia), CIAPE – Centro Italiano per L’Apprendimento Permanente (Itália), VondiConsulting Unternehmensberatung Vondrak KG (Áustria), AC Amics de la Biblioteca de la Fonteta (Espanha), Datca Ilce Milli Egitim Mudurlugu (Turquia) e WHKT – Westdeutscher Handwerkskammertag (Alemanha), coordenador do projeto.
Flávia Rodrigues e Joana Vieira, do Departamento de Inovação, representaram a instituição portuguesa na quarta reunião do consórcio e contribuíram para a discussão dos progressos do projeto. Cada entidade apresentou o resultado das tarefas que lhe estavam atribuídas e, posteriormente, foram definidos os próximos passos. Face a esta fase de pandemia, foram debatidos novos prazos de implementação do projeto, uma vez que a parte prática, a participação em atividades de disseminação e transferência de boas práticas é neste momento impossível de prever quando se poderão realizar.
O AVIK é um projeto aprovado no âmbito do programa Erasmus+ da Comissão Europeia que perspetiva o intercâmbio de competências interculturais e boas práticas para a inclusão social de migrantes, refugiados, pessoas que solicitam asilo e pessoas em situação precária (por exemplo, em risco de pobreza). Nesse sentido, integra três modelos de “boas práticas”:
- Dinner Club – espaço de encontro intercultural e inter-religioso com um programa de estrutura diversificada, exposições de arte e música ao vivo, entre outras atividades;
- Diversonopoly – jogo de tabuleiro de incentivo à comunicação intercultural e ao entendimento mútuo entre a população nativa e não nativa, dando a oportunidade de obter informações essenciais ao nível de regras comportamentais clássicas, comunicação, educação e trabalho, vida quotidiana, atividades de tempo livre e tradições e costumes;
- New Start – conjunto de material educativo que transmite valores europeus como liberdade, igualdade, tolerância e direitos civis para a compreensão e integração.
O objetivo é transferir estes três modelos para todos os parceiros europeus do projeto AVIK, para que estes possam ser adaptados e valorizados.