Notícias

Consórcio do Lifebots reúne através de videoconferência

A Cáritas Diocesana de Coimbra irá participar na reunião virtual do projeto Lifebots, agendada para o próximo dia 27 de março. Estava previsto que  Coimbra fosse a anfitriã deste encontro, mas dada a situação vivida em Portugal (e no mundo) o consórcio deu prioridade à saúde pública e optou por reunir através de videoconferência.

Este encontro focar-se-á, essencialmente, no desenvolvimento de um plano para prossecução das atividades do projeto impactado pelos atrasos causados pela pandemia, especialmente os secondments que já estavam planeados para esse período do ano. Além disso, por ser composto principalmente por Universidades e instituições de investigação, o consórcio debaterá como o projeto e os robôs poderão auxiliar no combate ao COVID-19. Os robôs estão a ser cada vez mais utilizados ​​no setor de saúde como uma solução potencial para o atual e futuro.

O projeto LIFEBOTS Exchange pretende criar uma nova realidade de cuidados com a inclusão de robôs sociais, através de uma cooperação interdisciplinar, intersectorial e internacional e com o intercâmbio de pessoas e conhecimento.

O consórcio é composto por 13 parceiros que representam instituições de investigação, empresas e ONGs de toda a Europa e da Coreia do Sul. As entidades portuguesas que fazem parte deste projeto são: a Cáritas Diocesana de Coimbra, o Instituto Pedro Nunes (IPN), o Instituto De Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra (IRS) e a IDMind – Engenharia De Sistemas Lda. A coordenação está a cargo da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU). O LIFEBOTS Exchange é um projeto aprovado no âmbito das Ações Marie Sklodowska-Curie (MSCA RISE), ao abrigo do programa H2020 da Comissão Europeia.

 

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional