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Como tem a Cáritas de Coimbra combatido o isolamento em fase de pandemia?

Com a declaração do estado de emergência em março passado, a Cáritas de Coimbra teve que encerrar os seus Centros de Dia, o que implicou que mais de 200 pessoas idosas tenham ficado sem a possibilidade de usufruir desta resposta que frequentavam diariamente.

Destas, 140 não têm retaguarda familiar próxima, pelo que a Cáritas providencia-lhes um serviço alternativo de alimentação e higiene pessoal, assegurando assim também visitas regulares. À distância de uma chamada estão igualmente os colaboradores dos Centros de Dia, que se mantêm contactáveis e que vão efetuando contactos regulares aos seus utentes para saber se estes se encontram bem e com o máximo de conforto possível.

No entanto, as Estruturas Residenciais para Idosos continuaram a funcionar com cuidados redobrados. Sendo a idade um dos principais fatores de risco e o distanciamento social essencial, os utentes destas valências estão sem visitas há mais de um mês. Para colmatar esta distância, a Cáritas de Coimbra realocou equipamentos digitais para realizar “Visitas Virtuais” e manter assim a comunicação entre os utentes e as suas famílias.

Em Buarcos, Quiaios, Góis, Pombeiro da Beira e Coimbra estas visitas virtuais através de tablets ou smartphones são efetuadas com muita regularidade e segundo as técnicas que as acompanham, não podiam estar a correr melhor. Os familiares foram informados sobre esta nova forma de visitarem os seus familiares e foram disponibilizados números ou emails para efetuarem as chamadas. Esta é uma forma de tranquilizar utentes e famílias e garantir que os utentes recebem afeto ainda que não presencial e sem contacto físico.

Por outro lado, a Cáritas de Coimbra não deixou de estar atenta a famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade económica e social, agravadas com a pandemia de COVID-19. Assim, através do seu Centro Comunitário de Inserção, lançou duas campanhas que permitirão apoiar 20 famílias já assinaladas, num total de 51 pessoas incluindo crianças.

Através da campanha Máscara Solidária, que consiste na venda de máscaras sociais não cirúrgicas, será possível comprar produtos frescos como iogurtes, carne, peixe, legumes e frutas para as famílias referidas. Paralelamente, também o projeto Somos Família, lançado pelo mesmo equipamento social, tem como objetivo angariar famílias da sociedade civil que “adotem” famílias que estão a passar por momentos difíceis e às quais deverão entregar um cabaz por mês, recheado com produtos essenciais.

Também com estas iniciativas, a Cáritas de Coimbra pretende garantir que estas famílias se sintam acompanhadas e que ultrapassem de uma forma mais confortável o período de pandemia. Com o apoio da comunidade, fornecedores e empresas, será possível ainda alargar o número de famílias apoiadas.

 

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