Direção da Cáritas de Coimbra envia palavras de alento aos colaboradores do setor social

Para iniciar esta semana, a Cáritas de Coimbra partilha uma breve mensagem da Dra. Helena Afonso, secretária da Direção da Cáritas, que gostaria que chegasse ao maior número de pessoas envolvidas nesta que tem sido a batalha diária contra o coronavírus. Pretende-se de alguma forma reconhecer e agradecer o esforço redobrado que os colaboradores do setor social têm vindo a demonstrar desde que se instalou a pandemia da COVID-19.

Esta é uma forma encontrada pela Direção da Cáritas de Coimbra para animar o caminho, que se apresenta já longo, mas que ainda não dá mostras de estar perto de terminar.

A Dra. Helena Afonso deixa “o agradecimento da Direção pela forma como têm sabido responder às adversidades que se intensificaram com as ameaças da Covid-19” referindo que, sem o empenho e dedicação dos colaboradores da Cáritas Diocesana de Coimbra e de todos os trabalhadores do setor social, não seria possível que as respostas sociais continuassem a ser desenvolvidas com tanto sucesso, junto da comunidade que servem. A secretária da Direção reforça “Vós sois a força, “o sim” porque ides mais perto, com a resposta imediata e “nesta guerra” precisamos dessa energia, versatilidade e disponibilidade de quem está na frente – um grande obrigado!”

A mensagem termina com palavras de esperança e reconhecimento: “Acreditamos nessa força, com que diariamente pintam as cores do arco-íris, com os dons diversos de cada um, marcando a diferença, alegrando a vida dos que contam convosco, a Direção, os utentes, as famílias, a Igreja e o mundo. Que a vossa lição faça crescer o respeito e o reconhecimento diário do vosso valor. Acreditamos que há momentos muito difíceis, em que secundarizais a vossas necessidades e as das vossas famílias, em prol do outro que é agora “o meu próximo” de que nos fala Jesus no evangelho – obrigada! Obrigada, porque cada vez que vos superais a vós próprios, a todos vão ensinando a sermos melhores. A todos e por extensão às vossas famílias, pela colaboração e compreensão, contando com o sorriso ao fim do dia, um reconhecido bem-haja!”

Durante a semana outros membros da Direção da Cáritas irão fazer chegar as suas mensagens aos trabalhadores que diariamente estão no terreno e que continuam a cuidar dos seus utentes com o mesmo carinho, apesar dos redobrados cuidados.