Residentes da Cáritas de Coimbra participam em sessões de cocriação do projeto Pharaon

Apesar dos desafios lançados pela pandemia da COVID-19, a Cáritas Diocesana de Coimbra trabalhou com os seus utentes para encontrar soluções para para combater a distância e impedir que as atividades de inovação sejam interrompidas. Assim, a Cáritas de Coimbra reuniu 14 pessoas residentes na Unidade Residencial Sagrada Família, em funcionamento na Cabreira – Góis, e da Casa S. José em Coimbra, para em dois grupos participarem nas sessões de cocriação do projeto Pharaon.

A Cáritas Diocesana de Coimbra está a participar no projeto internacional Pharaon, que pretende testar alguns serviços e aplicações digitais, que possam vir a ser distribuídos e utilizados por pessoas mais velhas, com vista à melhoria da sua independência, segurança e capacidades. Uma das formas de alcançar este objetivo, é reforçando os recursos comunitários de apoio (como é o caso dos cuidadores formais e informais) aos grupos mais fragilizados de adultos mais velhos.

Os utilizadores finais destas tecnologias têm que ser envolvidos desde o início no projeto, para que as tecnologias desenvolvidas não se mostrem mais tarde desfasadas das verdadeiras necessidades de quem realmente as vai utilizar. Com o formato de pequenas reuniões (focus group) os participantes das duas Estruturas Residenciais da Cáritas deram as suas opiniões sobre três tecnologias/serviços que fazem parte do projeto. São elas a Incubadora Social, o Campus de Cuidadores e uma aplicação sobre a Cidade e a Natureza. As sessões foram dinamizadas por colaboradoras dos dois equipamentos e acompanhadas pela equipa da Inovação do projeto através de videochamada. As respostas dos participantes foram verdadeiramente enriquecedoras e muito importantes para esta recolha inicial de requisitos.

O consórcio do Pharaon é composto por 42 entidades europeias e é financiado programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia.