Utilizadores finais da Cáritas Coimbra participaram em sessões de cocriação do projeto Valuecare

Apesar das restrições impostas pela pandemia, a Cáritas Diocesana de Coimbra encontrou uma solução para abordar os utilizadores seniores e organizar sessões com grupos de discussão, com o objetivo de cocriar a solução para o projeto Valuecare. Tal só foi possível, mantendo a distância de segurança e seguindo as regras impostas pela DGS (Direção Geral de Saúde). A Cáritas de Coimbra contou com a participação de 20 utilizadores: alguns residentes na Casa de São José, os restantes são beneficiários da resposta de Serviço de Apoio Domiciliário do Centro Social São Pedro e do Centro Rainha Santa Isabel, ambos em funcionamento em Coimbra.

No projeto Valuecare, a Cáritas Diocesana de Coimbra é responsável por um dos sete pilotos de larga escala. O piloto português está a desenvolver um modelo eficiente de apoio social e de saúde integrado, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de seniores (as suas famílias e os seus cuidadores), que tem sido afetados por um elevado risco de isolamento social, devido à COVID-19. Para este propósito e dentro das atividades de projeto, os utilizadores finais destas tecnologias têm de estar envolvidos no projeto desde o início, para assim as soluções desenvolvidas serem úteis no futuro, considerando as necessidades reais dos que as irão utilizar.

Usando o formato de pequenas reuniões (focus group) ou sessões individuais, os utilizadores tiveram a oportunidade de dar as suas opiniões sobre o apoio social e os serviços de saúde atuais, comentando as suas experiências sobre a forma como tomam conta da sua própria saúde e fazendo sugestões de como podem ser melhorada a qualidade de vida ou o bem-estar, entre outros temas.

As sessões foram facilitadas por colaboradores dos dois centros, acompanhados pela Equipa de Inovação da Cáritas Diocesana de Coimbra (pessoalmente sempre que possível, porém em alguns casos através de videochamada). Até agora, as respostas dos participantes foram inspiradoras, tendo um papel preponderante na fase inicial de obtenção de requisitos, que irá influenciar o desenvolvimento futuro da plataforma VALUECARE.

O consórcio do Valuecare é composto por 17 entidades europeias e é financiado pelo programa de inovação e investigação, Horizonte 2020, da União Europeia.