Projeto Sem Diferenças vai apoiar a comunidade migrante com material escolar
A Cáritas de Coimbra, através do seu Projeto Sem Diferenças E8G, está a promover uma campanha de recolha de material escolar. Este é um desafio que o Centro Comunitário Nossa Senhora da Boa Viagem, onde está a ser implementado o projeto, lança à comunidade e às entidades que com ele têm colaborado. O objetivo é distribuir os materiais escolares obtidos pelas crianças e jovens das famílias migrantes que residem na Freguesia da Marinha das Ondas.
O Sem Diferenças tem realizado um trabalho de intervenção e proximidade com as comunidades migrantes que trabalham nas empresas circundantes ao Centro. As famílias são oriundas do Nepal, Índia, Bangladesh, entre outros países, e as suas crianças e jovens frequentam as escolas locais. O Centro Comunitário da Boa Viagem tem promovido a integração e interação desta comunidade com a comunidade local e também a integração dos mais novos através das diferentes atividades que realiza como aulas de robótica, lanches partilhados ou oficinas de histórias. Neste momento o Projeto Sem Diferenças acompanha 170 crianças, pertencentes a 103 famílias, residentes na Freguesia da Marinha das Ondas.
O projeto Sem Diferenças E8G conta com um Consórcio composto por várias Entidades – Cáritas Diocesana de Coimbra, Município da Figueira da Foz, Junta de Freguesia da Marinha das Ondas, Agrupamento de Escolas do Paião, CPCJ Figueira da Foz, Celbi, Figueira Domus, Centro de Competências TIC – Softciências da Universidade de Coimbra e Microplásticos.
Para mais informações, o Projeto Sem Diferenças disponibiliza o seu endereço de email: semdiferencas.e8g@caritascoimbra.pt ou telefone: 233959806.
A Cáritas de Coimbra agradece a todos os parceiros que têm apoiado de alguma forma o Projeto Sem Diferenças e que certamente se irão juntar a esta iniciativa, promovendo um início de ano letivo digno e sem “faltas de material” para estas crianças e jovens. O Centro Comunitário Nossa Senhora da Boa Viagem irá partilhar o excedente desta campanha, se existir, com outros Centros da Cáritas de Coimbra que trabalham com comunidades vulneráveis.