Cáritas de Coimbra finaliza primeiros módulos de formação em Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis

A Cáritas Diocesana de Coimbra está a participar no projeto Hands-on Shafe, que está a desenvolver módulos de formação em Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis (SHAFE).

Os módulos desenvolvidos oferecerão conteúdos de aprendizagem sobre Saúde, Tecnologia, Ambientes Construídos e Empreendedorismo.
O projeto Hands-on Shafe reforça a importância da comunidade no envelhecimento saudável. Os módulos de formação apresentam dicas de alimentação saudável, bem-estar, abordando também competências digitais (como enviar um e-mail, como participar numa conversa de grupo numa rede social, por exemplo). O projeto pretende criar facilitadores comunitários, p
ermitindo aos aprendizes implementar ambientes saudáveis e amigáveis para todas as idades nas suas próprias casas e bairros.

À Cáritas de Coimbra cabe a responsabilidade de desenvolver os cinco módulos de formação em Saúde: Informação essencial sobre saúde e bem-estar, Estilo de vida e terapia, Doenças crónicas, Incapacidade cognitiva e física e Demência.

Os módulos Informação essencial sobre saúde e bem-estarEstilo de vida e terapia foram concluídos em agosto de 2021, fechando assim a primeira etapa da elaboração dos conteúdos.  Dicas de alimentação saudável, a importância do exercício físico em grupo, o papel comunidade no envelhecimento saudável, estes são alguns dos tópicos apresentados nestes dois módulos introdutórios, que pretendem começar o diálogo sobre vida saudável.

Os módulos serão apresentados ao público-alvo – pessoas com baixas qualificações e/ou vulnerabilidades ou cognitivas ou físicas– em breve, num evento em que os aprendizes poderão ver os conteúdos e participar nas dinâmicas propostas pelos módulos de formação. Este evento acontecerá após as atividades de aprendizagem e treino, na sigla em inglês, LTTA , que aconteceram nos dias 22, 23 e 24 de junho. O treino LTTA juntou os parceiros, remotamente, para que eles pudessem mostrar os módulos desenvolvidos até ali. As conclusões foram então implementadas e chegarão em breve ao público-alvo, os futuros facilitadores comunitários.

O projeto Hands-on SHAFE foi aprovado no âmbito do programa Erasmus+ da Comissão Europeia. É coordenado pela AFEdemy (Holanda) e conta com a parceria da Cáritas Diocesana de Coimbra (Portugal), ISIS GMBH (Alemanha), Airelle Corrèze (França), Technological University Dublin (Irlanda) e Politechnika Warszawska (Polónia).