Projeto IGCAL da Cáritas de Coimbra lançou Manual de Boas Práticas
Em junho de 2021, o projeto IGCAL – Improving Guidance and Counselling in Adult Learning (em português, “Inovar os Processos de Orientação e Aconselhamento na Educação de Adultos”) lançou o “Handbook of the best practices to map background-learning parameters” (“Manual de Boas Práticas para Mapear Competências Adquiridas e Desenvolvidas ao Longo da Vida”). A Cáritas de Coimbra é uma das parceiras de consórcio deste projeto internacional e o manual lançado pretende constituir-se como uma ferramenta pedagógica para mapear as competências adquiridas e desenvolvidas ao longo da vida de alunos adultos e expandir e desenvolver as competências dos educadores envolvidos nos processos de orientação e aconselhamento. Encontra-se disponível em inglês e nas línguas oficiais dos países do consórcio (os interessados poderão consultá-lo nas várias línguas aqui).
O manual de boas práticas serviu de base à ferramenta pedagógica online, que estará disponível em agosto de 2021. Tanto o manual como a ferramenta online estarão disponíveis para todos os interessados, gratuitamente, e as boas práticas podem ser replicadas em serviços e instituições que trabalhem na orientação e aconselhamento na aprendizagem ao longo da vida, desde que não sejam utilizadas para fins comerciais.
A Cáritas de Coimbra recolheu boas práticas de alguns dos seus centros, como o Centro Comunitário de S. José, localizado no Bairro da Rosa e o Centro Comunitário de Inserção (CCI), situado na baixa de Coimbra. Recolheu também boas práticas nacionais de parceiros como o CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, nomeadamente no que diz respeito ao seu Centro Qualifica. As boas práticas recolhidas pelo consórcio do projeto serviram como base para a primeira versão da ferramenta pedagógica, que foi posteriormente adaptada/reformulada, após a fase de testes. Em Portugal, os testes da primeira versão da ferramenta foram realizados no CCI, em outubro e novembro de 2020, com a participação de utentes e técnicos, com o objetivo de avaliar a sua aplicabilidade e eficácia.
No dia 8 de junho de 2021, o consórcio publicou o artigo “Parameters to map background learning of adult learners”, em português, “Boas práticas para mapear competências adquiridas e desenvolvidas ao longo da vida”, na EPALE – Electronic Platform for Adult Learning in Europe (Plataforma Eletrónica para a Educação de Adultos na Europa), que está disponível em: https://epale.ec.europa.eu/en/resource-centre/content/parameters-map-background-learning-adult-learners-0.
O IGCAL, financiado pelo Programa Erasmus+: KA204 – Parcerias Estratégicas para a Educação de Adultos, da Comissão Europeia, tem como objetivo elaborar formas inovadoras e eficazes que melhorem o processo de orientação e aconselhamento da aprendizagem ao longo da vida. O projeto foi uma cooperação entre quatro instituições: Cáritas de Coimbra (Portugal), AFEdemy (Países Baixos), Ljudska Univerza Celje (Eslovénia) e Työväen Akatemia (Finlândia), entidade coordenadora do projeto.