Projeto Triplo D reconhecido pelas Nações Unidas como boa prática

A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou uma convocatória para apresentação de boas práticas, histórias de sucesso e lições aprendidas na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030, de dezembro 2020 a março de 2021. Receberam mais de 700 propostas de todo o mundo, que foram avaliadas por uma equipa de peritos de entidades da ONU. O Triplo D, projeto implementado pela Cáritas Diocesana de Coimbra, foi uma das boas práticas reconhecidas: https://sdgs.un.org/partnerships/triplo-d-project.

Este é um projeto financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s (2018-2024), no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu – EEA Grants, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Bissaya Barreto.

O Triplo D visa aumentar e fortalecer o envolvimento democrático e a participação cívica dos cidadãos, ao trabalhar as ligações entre democracia, demografia e direitos humanos. Desde 2019, tem desenvolvido várias atividades, nomeadamente sessões de educação/formação e a dinamização de grupos de discussão escolar e comunitária, procurando educar e empoderar diferentes grupos-alvo, desde crianças do ensino pré-escolar até aos adultos mais velhos (65+). De uma forma prática, este é um projeto que tem potenciado a discussão e troca de experiências dentro das comunidades, trazendo todos os cidadãos, independente das faixas etárias e do contexto socioeconómico, para o debate de temas transversais a todas as gerações e relevantes para toda a comunidade.

O tempo de pandemia da COVID-19 trouxe desafios e novas construções, pelo que foi necessário criar um conjunto de alternativas não previstas que permitissem a persecução dos objetivos definidos, a adaptação das respostas e estratégias e a ligação com os grupos-alvo, numa fase marcada pelo distanciamento e isolamento social. A pandemia também revelou oportunidades para alargar a intervenção do projeto a públicos não previstos no início do projeto e a possibilidade de manter uma presença efetiva através do ambiente digital, como complemento à intervenção presencial.

Os interessados em saber mais sobre a iniciativa das Boas Práticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável poderão fazê-lo em: https://sdgs.un.org/sdg-good-practices

Poderão também consultar os resultados da 2.ª convocatória aqui: https://sdgs.un.org/partnerships/good-practices