Projeto Sem Diferenças promove ação de limpeza de ruas

A Cáritas de Coimbra, através do seu Projeto Sem Diferenças E8G, vai dinamizar, no dia 4 de julho pelas 10h15, uma iniciativa de limpeza das ruas na Marinha das Ondas. Este é um desafio que foi lançado pela Comunidade Migrante, que reside na localidade, e que pretende através desta atividade promover a sua integração, ao mesmo que tempo que sensibiliza a comunidade para a importância de manter as ruas e espaços comuns limpos e organizados.

O Projeto Sem Diferenças E8G, implementado no Centro Comunitário Nossa Senhora da Boa Viagem, tem realizado um trabalho de intervenção e proximidade junto das Comunidades Migrantes. A ideia de uma ação de sensibilização ambiental surgiu nestas sessões, em que os técnicos do projeto ouvem os desejos, angústias e necessidades destas pessoas, com o intuito de lhes dar voz e como uma forma de se afirmarem na comunidade envolvente.

Assim, no próximo domingo, com a autorização e orientação de um Delegado de Saúde, o Projeto Sem Diferenças estará, entre as 10h00 e as 12h00 na Marinha das Ondas, a implementar duas atividades simultâneas.

40 adultos, divididos em grupos de 5 ou 6 elementos (cada um com a sua cor) seguirão por uma rua onde será apanhado lixo. Ao mesmo tempo, os participantes irão identificar espaços sem contentor de lixo ou contentor em mau estado, para posteriormente ser pedida a colocação de um novo ou a substituição do antigo.

A outra atividade é dirigida a crianças e terá lugar no Adro da Igreja. Serão realizados ateliers lúdicos para grupos de 4 a 5 crianças, desenvolvidos com o apoio de parceiros que se juntam à Cáritas de Coimbra para “Brincar e Aprender” com os mais pequenos.

A Câmara Municipal, a Lusiaves e o Projeto Sem Diferenças contribuíram para a construção dos kits de participação, que crianças e adultos irão receber no início da manhã.

Devido às restrições impostas pela atual pandemia, as inscrições nesta iniciativa são obrigatórias e limitadas a 40 participantes. Os interessados poderão fazer a sua inscrição através do formulário disponível em https://forms.gle/7KoiEyC17XHgWMrRA

O projeto Sem Diferenças E8G conta com um Consórcio composto por várias Entidades – Cáritas Diocesana de Coimbra, Município da Figueira da Foz, Junta de Freguesia da Marinha das Ondas, Agrupamento de Escolas do Paião, CPCJ Figueira da Foz, Celbi, Figueira Domus, Centro de Competências TIC -Softciências da Universidade de Coimbra e Microplásticos.

Para mais informações, o Projeto Sem Diferenças disponibiliza o seu endereço de email: semdiferencas.e8g@caritascoimbra.pt ou telefone: 233959806.

A Cáritas de Coimbra agradece a todos os parceiros que têm apoiados de alguma forma a intervenção nesta freguesia e comunidade específicas.