Campanha de sensibilização alerta para necessidades de centenas de Famílias
Nos próximos dias 20 e 21 de julho, o Centro Comunitário de Inserção, resposta social da Cáritas Diocesana de Coimbra, vai estar a promover uma campanha de sensibilização nunca antes feita, com o objetivo de alertar a população para as situações reais que muitas Famílias estão a passar no dia-a-dia.
Só neste momento, o Centro Comunitário de Inserção acompanha cerca 428 agregados familiares, no âmbito da prestação de Rendimento Social de Inserção (RSI) e também em Ação Social.
Muitas destas pessoas encontram-se a trabalhar e não conseguem fazer face a todas a despesas, ainda que sejam as mais básicas, tais como água, luz e gás. Outras encontram-se em situação de desemprego e, por diversos motivos, não estão a conseguir reingressar no mercado de trabalho, fazendo com que criem dívidas de rendas das casas, de creches, entre outras, o que acaba por agravar a situação económica e social do agregado.
Também nos agregados familiares a auferir a prestação de RSI, embora os seus valores não tenham sofrido qualquer redução, havia sempre trabalhos que iam desempenhando, ainda que de forma informal, que ajudavam no pagamento das suas despesas.
Perante toda a conjuntura que se vive, o Centro Comunitário de Inserção decidiu promover uma campanha para dar a conhecer as situações reais destas Famílias. Desta forma, pretende-se sensibilizar a Sociedade Civil para os valores que as Famílias auferem e as despesas que têm; não conseguindo fazer face a todas as despesas, estes agregados são obrigados a solicitar ajuda à Cáritas Diocesana de Coimbra, nomeadamente na atribuição de apoio alimentar e apoio económico para pagamento de pequenas faturas (água, luz, gás e medicação).
Durante o período da manhã da próxima quarta-feira (dia 20, a partir das 10h) e o período da tarde de quinta-feira (dia 21, a partir das 15h), as Assistentes Sociais do Centro Comunitário de Inserção vão estar na rua, na sua área de atuação (baixa e alta da Cidade de Coimbra), de forma a dar a conhecer a realidade com que se debatem diariamente nos atendimentos sociais.
O que se pretende, para além de dar a conhecer as situações concretas das Famílias, é também sensibilizar a Comunidade para apoiar com bens alimentares e produtos de higiene, que poderão fazer chegar ao Centro Comunitário de Inserção, na Rua Direita nº 101, na baixa de Coimbra, que posteriormente serão distribuídos pelas Famílias em acompanhamento.