Cáritas de Coimbra participou na 1ª reunião presencial do AGAPE
Nos passados dias 19 e 20 de maio, decorreu a primeira reunião presencial do consórcio do projeto AGAPE. O encontro teve lugar em Florença, Itália, e em representação da Cáritas Diocesana de Coimbra estiveram presentes Natália Machado e Elisabete Pitarma, do Departamento de Inovação.
Os objetivos desta reunião foram cumpridos, saindo alguns resultados importantes. Para a Cáritas de Coimbra, responsável pelas diligências da ética e cocriação, foram apresentadas as linhas orientadoras para todos os parceiros relativamente às questões éticas a serem consideradas, bem como a apresentação da necessidade de integrar todas as partes interessadas na criação e interligação dos serviços e tecnologias em desenvolvimento.
Por parte dos parceiros tecnológicos, foram apresentadas as diversas tecnologias já desenvolvidas e que serão adaptadas às necessidades dos utilizadores finais, nomeadamente, pessoas mais velhas, cuidadores formais e informais.
Por sua vez, os parceiros responsáveis pela comunicação apresentaram o plano de disseminação do projeto e dos seus resultados ao longo dos primeiros 16 meses do projeto e expuseram a página web, presença nas redes sociais e propostas de merchandising para promoção do projeto junto da comunidade (panfletos, autocolantes entre outros).
Os próximos passos, por parte da Cáritas de Coimbra, será liderar as sessões de cocriação em parceria com os restantes parceiros e acompanhar os parceiros na recolha de requisitos para a elaboração dos procedimentos éticos.
Este projeto tem como objetivos gerais a criação de serviços inovadores para promover um estilo de vida ativo e saudável para pessoas com mais de 65 anos, melhorar a qualidade de vida dos prestadores de cuidados, formais e informais, bem como a melhoria de prestação de serviços por parte das organizações de cuidados. Estes objetivos serão operacionalizados através do uso de tecnologia da qual surgirá a plataforma AGAPE, que será posteriormente implementada na comunidade através dos pilotos que irão decorrer em Portugal, Itália e Roménia.
O AGAPE é um projeto colaborativo do programa AAL CALL 2021 “Advancing inclusive health & care solutions for ageing well in the decade” e financiado pela FCT – Fundação para Ciência e Tecnologia. É liderado pela MEDEA e reúne mais 8 parceiros, dos quais 5 são entidades empresariais, 1 de investigação e 3 de utilizadores finais, onde se incluí a Cáritas de Coimbra.