Cáritas de Coimbra distinguida por Fórum internacional

A Cáritas Diocesana de Coimbra foi recentemente distinguida pelo Fórum Conjunto da Sociedade Civil e Investigação Científica, graças ao seu vídeo “Envelhecimento ativo e bem-estar”. Esta premiação surge no âmbito do concurso internacional de vídeos “Envelhecimento ativo com alegria”, promovido pelo Fórum Conjunto, ao qual concorreram dezenas de entidades de vários países, mas apenas 10 foram distinguidas.

Durante o mês de março o Fórum Conjunto da Sociedade Civil e Investigação Científica lançou um concurso de vídeos para dar voz às pessoas mais velhas e entidades que as envolvem. O Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra concorreu com o vídeo “Envelhecimento ativo e bem-estar”, onde apresentou alguns dos principais projetos internacionais geridos pela instituição.

Os projetos patentes neste vídeo estão relacionados com a temática do envelhecimento ativo e saudável, destinando-se à melhoria do bem-estar de pessoas mais velhas. Visam desenvolver soluções tecnológicas que respondam às necessidades e aos desejos dos utilizadores mais velhos. No geral, o objetivo principal é trazer melhorias para os serviços oferecidos pela Cáritas de Coimbra, bem como aumentar o apoio ao cuidador.

Ao longo do vídeo foram exibidos: a solução DAPAS (software e hardware compostos pela EMMA box, Alexa e lâmpada inteligente), os botões e tablet do projeto KlikKit e os dispositivos do SmartWork para melhoria da qualidade de vida no trabalho para trabalhadores com mais de 55 anos. Estes projetos têm financiamento da FCT, no âmbito do programa AAL, e do Programa Europeu Horizonte 2020.

O vídeo da Cáritas de Coimbra será agora exibido durante o Fórum Conjunto da Sociedade Civil e Investigação Científica, a decorrer entre 15 e 17 de junho, em Roma (Itália). Este ano o Fórum terá como título “Uma vida plena ao longo da vida: um esforço conjunto da sociedade civil e da investigação na definição de políticas”, tratando de questões como o envelhecimento ativo e saudável ao longo da vida, a igualdade no acesso a cuidados continuados, o apoio às famílias e cuidadores e a promoção de uma sociedade inclusiva para todas as idades.

Além da exibição dos vídeos no Fórum, os finalistas do concurso têm ainda o privilégio de ver os seus vídeos publicados no site da AGE Platform Europe, entidade com mais de 20 anos responsável por promover a cooperação entre organizações dedicadas às pessoas mais velhas ao nível europeu.

Veja AQUI o vídeo “Envelhecimento ativo e bem-estar”.