Cáritas de Coimbra participou na última reunião plenária do projeto SmartWork
A Cáritas Diocesana de Coimbra participou numa reunião plenária do projeto SmartWork, no dia 15 de fevereiro de 2021. Este encontro de trabalho decorreu online com a participação da Natália Machado e Elisabete Pitarma do Departamento de Inovação.
Esta reunião, teve como principal objetivo a apresentação, por parte de cada parceiro, de todos os desenvolvimentos realizados até à data, bem como do plano de ação para os últimos meses do projeto. A Cáritas de Coimbra, apresentou o ponto de situação dos trabalhos realizados, que, entre outras, tem três grandes responsabilidades neste projeto: (1) Validação e Avaliação da Tecnologia, onde está incluída a gestão da implementação do piloto que tem vindo a decorrer em Portugal e na Dinamarca. (2) Arquitetura do Sistema, Requisitos e Casos de Utilização, dos quais foram identificadas as necessidades dos utilizadores e a definição da arquitetura e especificações da infraestrutura Smartwork. (3) Gestão ética e de proteção de dados envolvendo os participantes.
A próxima tarefa da Cáritas de Coimbra, no âmbito da execução do piloto, é a realização da avaliação final da implementação do piloto que decorreu em Portugal. Esta avaliação consiste na realização de questionários e entrevistas aos participantes, com a avaliação final sobre o piloto. Por fim, irá também realizar um relatório final sobre os desenvolvimentos e questões éticas que decorreram do projeto.
Este projeto, que teve o seu início em 2019, irá terminar no mês de março de 2022 e envolveu trabalhadores da Cáritas de Coimbra com mais de 55 anos. Todos os parceiros do SmartWork propuseram-se a fornecer aos colaboradores da Cáritas de Coimbra diversos sistemas para os apoiar nas suas tarefas diárias, bem como para os ajudar a criar novos hábitos para um estilo de vida saudável e ativo. Os sistemas criados pelos parceiros tecnológicos com a cocriação da Cáritas de Coimbra, estão divididos em dois grandes grupos: Componente de Computador e Componente de telemóvel e FitBit.
A equipa do Departamento de Inovação congratula e agradece a todos os colaboradores da Cáritas de Coimbra que se disponibilizaram em participar e a transmitir o seu parecer da utilização das tecnologias e ajudaram ainda a melhorar os equipamentos testados.