Preservar a natureza e promover o bem-estar físico e mental? Aplicação “Citizeen” testada no Choupal
Entre 26 de outubro e 15 de novembro, o Departamento de Inovação da Cáritas Diocesana de Coimbra (CDC), a Our Watch Leads (OWL) e o Centro de Ciências do Mar e do Ambiente – Pólo na Universidade de Coimbra (MARE-UC) testaram a aplicação Citizeen na Mata Nacional do Choupal, em Coimbra. Participaram 5 adultos mais velhos e 5 cuidadores formais do Centro de Dia Rainha Santa Isabel da CDC e, ainda, 4 voluntários.
Trata-se de uma aplicação desenvolvida pela OWL, com a CDC e o MARE-UC, no âmbito do projeto Pharaon, que deverá permitir aos cidadãos o registo de áreas naturais (zonas verdes e azuis) dentro das cidades com as respetivas características, acessos, potenciais utilizadores, bem como da sua biodiversidade, incluindo fotografias dos espaços e outras informações, com as devidas medidas de segurança e proteção de dados. Além disso, a aplicação deve permitir que os cidadãos reportem as medidas necessárias para garantir que a infraestrutura, sinalização ou equipamentos das suas comunidades sejam adequados às diferentes populações, principalmente para os adultos mais velhos.
Esta iniciativa insere-se num conjunto de ações que pretendem promover o compromisso na preservação da natureza dentro das cidades bem como a atividade mental e física das pessoas mais velhos.