Projeto CR55+ encerra com chave de ouro em evento final

A Cáritas Diocesana de Coimbra em parceria com a Universidade de Coimbra – através das Faculdades de Letras (FLUC), de Medicina (FMUC) e de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUC), promoveram e dinamizaram o projeto Cons©elhos Repórteres 55+. O projeto decorreu ao longo deste ano e contou com o apoio de diversos parceiros da Cáritas de Coimbra, juntas de freguesias, associações locais, e municípios dos vários Conselhos Locais de Ação Social.

O projeto Cons©elhos Repórteres 55+ é financiado pelo Prémio BPI Rural-Fundação La Caixa, tendo sido distinguido por este programa, em 2019. O Prémio BPI Rural reconhece e apoia financeiramente iniciativas que promovem a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O projeto teve como objetivo a participação ativa das pessoas mais velhas e isoladas na transformação comunitária local, para a criação de melhores condições para um envelhecimento ativo, de forma combater o isolamento social por aprendizagem intercultural e socialização entre pares, nos concelhos de Arganil, Figueira da Foz, Oliveira do Hospital e Góis.

Numa metodologia de bola de neve, o projeto capacitou mentores ao nível local, através da criação de grupos GOD (Grupos de Desenvolvimento e de Observação) e de grupos de Cons©elhos Repórteres 55+, (CR55+). Estes grupos foram constituídos por pessoas das comunidades locais com mais de 55 anos, voluntárias, com competências heterogéneas, perfil empático e generativo, sinalizadas localmente para funções de aconselhamento, motivação, facilitação e reflexão, visando a identificação de necessidades e de soluções nas suas comunidades rurais.

Este foi um projeto orientado para um registo de co-identificação de barreiras, necessidades, oportunidades e recursos, combatendo, entre pares, processos de isolamento/exclusão, atribuindo competências em cascata, permitindo moldar soluções e medidas locais orientadas para a concretização de um ambiente amigo do envelhecimento.

O projeto iniciou com a sua divulgação nas comunidades e entidades locais, para o recrutamento de voluntários. De seguida, constituíram-se as equipas GOD e CR55+, e realizaram-se sessões de treino de competências. Estas sessões de formação tiveram como objetivo dotar os participantes de competências necessárias para identificar contextos de exclusão, contribuindo os próprios para a caracterização das suas causas e hierarquização de soluções, desenhando estratégias e recomendações de combate ao isolamento. Após e durante o treino de competências, cada participante recebeu um tablet, que auxiliou nas atividades de co-identificação, nomeadamente na recolha de informação (registo fotográfico e entrevistas aos seus pares).

Após a finalização destas atividades, iniciou-se a construção de um documento conjunto com soluções de base local. Este documento foi elaborado de forma colaborativa, dando voz a cada participante na identificação de potenciais cenários de exclusão, bem como propostas de soluções geradoras de um ambiente amigo das pessoas mais velhas. Os participantes identificaram 4 eixos problemáticos: Saúde: acesso a cuidados; Ativação Comunitária: inclusão e participação; Viver no Lugar: topofilia; Gestão de Ordenamento Território e da Floresta: riscos percecionados. Estes 4 eixos foram descritos através de uma análise SWOT, apresentado em cada um as ameaças, as fraquezas, as forças e as oportunidades.

Última atividade do projeto consistia na Devolução dos Resultados à Comunidade, e como culminar de todo o trabalho realizado pelos seus participantes e pelas equipas técnicas do projeto, no passado dia 22 de junho, realizou-se o evento final do Cons©elhos Repórteres 55+.

O evento iniciou logo pela manhã, com uma visita à Universidade de Coimbra, onde estiveram presentes os grupos locais que participaram no projeto, tendo terminado com um almoço com o acompanhamento de um grupo de fado. Da parte da tarde, juntaram-se várias entidades, nomeadamente Município de Arganil, um representante da ARS Centro, IPSS locais, Juntas de freguesias e o Presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra, para a apresentação oficial do Documento final – Devolução de Resultados.

Existe uma expectativa fundamentada de que as necessidades não satisfeitas nos domínios identificados, bem como as oportunidades de mitigação e/ou resolução das mesmas, mereceram a devida atenção por parte das entidades presentes. Procurando ampliar a voz de todos os participantes, e tendo como pano de fundo a transferência de competências para atores locais, está a ser preparada uma nova sessão de reflexão, a de correr no território, em evento a coordenar pela autarquia, aproximando decisores e residentes, numa prática essencial para o fortalecimento de comunidades inclusivas. O amor ao território(s) e a vontade manifesta de criar condições para que todos possam envelhecer no lugar, com condições mínimas de dignidade, recebeu um importante contributo, sinalizando os residentes a vontade de serem parceiros ativos e válidos na governança dos seus territórios.

Evento final do projeto
Sessão de construção do documento conjunto com soluções de base local
Sessões de treino e competências/atividades de co-identificação