Notícias

Cáritas de Coimbra acolheu reunião de lançamento do projeto europeu PHILIP

No passado dia 22 de junho, a Cáritas Diocesana de Coimbra acolheu a reunião de lançamento do projeto europeu PHILIP – Protection of Health by Increasing the Health Literacy of Pupils (Proteger a Saúde dos mais Jovens através da Literacia em Saúde). O consórcio do projeto esteve reunido durante todo o dia em Coimbra, Portugal, debatendo essencialmente o plano de ação e a atribuição de tarefas. 

O encontro contou com a presença das 6 entidades parceiras do projeto, oriundas de países diferentes, incluindo a Cáritas Diocesana de Coimbra, que se fez representar por Elisabete Pitarma e Maria Inês Santos, do Departamento de Inovação. 

Inicialmente, foi feita uma introdução sobre o projeto PHILIP, os seus principais objetivos e plano de ação, havendo uma posterior discussão sobre as expectativas de cada um. Todos os parceiros apresentaram o atual contexto do seu país, ao nível da área de atuação do projeto, com o intuito de desenhar uma abordagem ajustada à realidade. Além disso, cada entidade expos o seu papel no desenvolvimento do projeto, o que facilitou o momento de distribuição das tarefas. Já na parte da tarde, e com o plano de ação delineado, foram definidos os prazos de cada tarefa. 

O projeto PHILIP tem como objetivo aumentar os níveis de literacia em saúde de jovens, entre os 11 e os 15 anos, e capacitar educadores, através de atividades de sensibilização e educação para a literacia em saúde. Os materiais resultantes do projeto, entre os quais um manual para educadores e módulos educativos para jovens estarão disponíveis para o público em geral, de forma gratuita. 

Este projeto será desenvolvido ao longo de 2 anos, numa parceria entre seis entidades europeias, nomeadamente: Cáritas Diocesana de Coimbra (Portugal), Academia Postal 3 Vigo S.L. (Espanha), MPIRMPAKOS D. & SIA O.E. (Grécia), Inovaciju tinklas (Lituânia), TUCEP – Tiber Umbria Comett Education Programme (Itália) e a Ústav pro zdravotní gramotnost, z.ú. (República Checa), entidade coordenadora do projeto. O financiamento é assegurado pelo Programa Erasmus+, parcerias estratégicas (atividade chave 2), com o Agreement Number – 2021-1-CZ01-KA220-SCH-000024190. 

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional