CENTRO SOL NASCENTE CONVIDA PAIS E EDUCADORES PARA WEBINAR SOBRE EDUCAÇÃO

A Educação no Século XXI. Desafio? Ou, Dificuldade?

Aberta a toda a comunidade, o Centro Sol Nascente vai realizar uma conversa online, com o tema A Educação no Século XXI. Desafio? Ou, Dificuldade?. A sessão irá decorrer no dia 21 de setembro, pelas 21h00 e o Sol Nascente conta com a presença de todos os que quiserem participar, endereçando especialmente o convite a pais e educadores.

Esta conversa surge no contexto da intervenção do Centro de Dia Sol Nascente, é uma valência da Cáritas de Coimbra que surge como o retomar do Centro Drop-in, um projeto absolutamente inovador no país, que funcionou entre 1989 e 1994. Numa época em que o consumo de drogas era ainda considerado um crime, este Centro apoiava adictos em fase de consumo ativo. O Drop-in situava-se na zona universitária e resultou de uma parceria entre o CEPD, Segurança Social, ARSC e Cáritas Coimbra.

Em 1997 surge o Centro de Dia Sol Nascente, licenciado e financiado pelo SPTT com convenção para 30 utentes. Atualmente, o Centro de Dia  – Presta apoio a pessoas de ambos os sexos, sem limitações de idade, com longos anos de comportamento aditivo, patologia psiquiátrica diagnosticada, beneficiários de prestações sociais (RSI ou pensão por invalidez), com limitações cognitivas e poucas competências profissionais. Tratando-se de um edifício com barreiras arquitetónicas não podem ser admitidos indivíduos com mobilidade reduzida. O Centro de Acompanhamento e Apoio Psicossocial, funciona nas mesmas instalações e presta serviços a pessoas infetadas pelo VIH/sida, bem como a todas aquelas que, em razão da relação de parentesco ou de afinidade, sejam afetadas pela doença. Esta estrutura tem como missão promover a integração social dos indivíduos com comportamentos  aditivos e dependências, através da redução do consumo de drogas e da estabilização das condições pessoais, de saúde e profissionais. Visa também ser um espaço de apoio alternativo à família, no sentido da promoção da autonomia, cimentado em princípios de qualidade e inovação.

Atualmente, os técnicos que colaboram diariamente neste equipamento, verificaram uma quase total ausência de intervenção na prevenção e educação para temáticas às quais procuram dar resposta. Constataram ainda um aumento da incidência dos casos de infeção por VIH e também dos problemas sociais que os consumos de substâncias tóxicas continuam  a representar. Assim, sentiram a necessidade de recriar um serviço que possa facilitar a aquisição de competências por parte das pessoas e das comunidades com o objetivo de incutir uma maior consciência preventiva.

O ano letivo de 2022/2023 serviu como ensaio para este serviço, tendo-se confirmado a importância da intervenção junto de alunos , pais e comunidades educativas.  Esta experiência reforçou o empenho em desenvolver  um conjunto muito diversificado de atividades, no seu âmbito de intervenção, para potenciar um relação diferente com a comunidades e com entidades que partilhem com o Sol Nascente a vontade de dinamizar atividades e ações que possam ser promotoras de uma maior consciência preventiva.

Para participar, os interessados deverão ingressar na plataforma Microsoft Teams e o acesso é feito clicando aqui, ou acendo a  Reunião do Microsoft Teams, escolher Participar pelo computador, aplicação móvel ou dispositivo de sala Clique aqui para participar na reunião ID da Reunião: 363 048 761 535  Código de acesso: t4Dgoo  Transferir o Teams | Participar na Web

O Centro Sol Nascente conta com a presença de toda a comunidade interessada no tema e apela à divulgação do evento.