Cáritas Coimbra marca presença em conferência sobre tecnologias de assistência fiáveis

O Departamento de Inovação da Cáritas Diocesana de Coimbra teve o todo o gosto em participar na conferência conjunta do programa visuAAL e do Goodbrother. O evento decorreu entre os dias 18 e 20 de junho, em Alicante (Espanha), e pretendeu abordar o tema das tecnologias de assistência fiáveis baseadas em vídeo e áudio.

Foi uma excelente oportunidade para encontrar atuais e antigos parceiros e partilhar experiências e conhecimentos de vários projetos europeus. Foi, também, uma oportunidade para apresentar a abordagem metodológica seguida no projeto AAL4ALL relativamente à abordagem ética, com base no artigo “Ethical Checkpoint – a protocol for monitoring participants’ engagement in the AAL4ALL project”. Este projeto é cofinanciado pelo Programa Europeu AAL (Active Assisted Living) e, no caso português, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Este evento marcou também o encerramento da Goodbrother Cost Action, uma iniciativa notável destinada a aumentar a sensibilização para as questões éticas, legais e de privacidade associadas à monitorização baseada em áudio e vídeo e a propor soluções de trabalho conscientes da privacidade para a vida assistida, através da criação de uma comunidade interdisciplinar de investigadores, parceiros industriais e tantos outros.