Cáritas de Coimbra promoveu evento sobre literacia em saúde no Agrupamento de Escolas da Lousã
No passado dia 17 de janeiro, a equipa do Departamento de Inovação da Cáritas Diocesana de Coimbra, representada por Ana Goreti Oliveira e Vera Pinto, realizou o evento multiplicador do projeto europeu PHILIP, no Auditório da Escola Básica N.º 1 da Lousã.
Com o tema “Proteger a saúde dos mais jovens através da literacia em saúde”, a primeira parte do evento teve como objetivo apresentar os resultados alcançados pelo PHILIP, incluindo o manual “Educação para a Saúde: abordagens inovadoras na promoção da Literacia em Saúde de Jovens”, direcionado para profissionais da área da educação e o pacote de formação PHILIP, que poderá ser utilizado em contextos de educação formal e não formal, para promover a literacia em saúde de crianças e jovens. Foram ainda apresentados os resultados do piloto português, implementado pela Cáritas de Coimbra no Agrupamento de Escolas da Lousã, que teve como objetivo testar os módulos de formação e envolveu 3 turmas do 9.º ano. A maioria dos/as alunos/as que participaram no piloto consideram que os módulos são uma ferramenta de aprendizagem útil, com conteúdos relevantes e fáceis de compreender e acreditam que serão capazes de aplicar a informação adquirida às suas atividades diárias.
A segunda parte do evento incluiu um painel de discussão sobre a importância da literacia em saúde nas escolas e contou com a participação de Ângela Figueiredo, Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria e Cristina Silva e José Marques, ambos Professores do Agrupamento de Escolas da Lousã. Foram partilhados desafios e reflexões no âmbito da promoção da literacia em saúde de crianças e jovens e foi reforçada a importância da prevenção e a necessidade de recursos inovadores nesta área. A sessão terminou com a partilha de alguns testemunhos de alunos/as, que mostraram um grande interesse nas sessões dinamizadas durante o piloto e realçaram que é muito importante trabalhar esta temática.
O projeto PHILIP tem como objetivo aumentar os níveis de literacia em saúde de jovens, entre os 11 e os 15 anos, e capacitar educadores/as e professores/as, através de atividades de sensibilização e educação para a literacia em saúde e a criação de materiais educativos, interativos e inovadores nesta área. Todos os materiais desenvolvidos estarão disponíveis para o público em geral, de forma gratuita. Pode acompanhar todas as atividades realizadas e aceder aos recursos desenvolvidos através do website e do Facebook do PHILIP.
O projeto PHILIP é financiado pelo Programa Erasmus+, da Comissão Europeia, numa parceria entre 6 entidades europeias: Cáritas Diocesana de Coimbra (Portugal), Tiber Umbria Comett Education Programme – TUCEP (Itália), E-School Educational Group (Grécia), Academia Postal 3 Vigo S.L. (Espanha), Inovaciju tinklas (Lituânia) e Ústav pro zdravotní gramotnost, z.ú. (República Checa), coordenador do projeto.