A Cáritas Diocesana de Coimbra participou na 5.ª e última reunião do projeto europeu PHILIP, em Perúgia (Itália)

No passado dia 23 de janeiro, a Cáritas Diocesana de Coimbra, representada por Ana Goreti Oliveira e Vera Pinto, participou na última reunião transnacional do projeto europeu PHILIP, que decorreu em Perúgia, na Itália.

Durante a reunião foram apresentados e discutidos os resultados alcançados pelo projeto, que incluem:

• Relatório Transnacional sobre a literacia em saúde de crianças e jovens (11-15 anos), no vários países do consórcio;
  • Manual “Educação para a Saúde: abordagens inovadoras na promoção da Literacia em Saúde de Jovens”, direcionado para a comunidade educativa (professores/as, educadores/as, entre outros/as);
  • Módulos de formação, direcionados para crianças e jovens (11-15 anos), ambos em inglês e nas diferentes línguas do consórcio. Estes pretendem ser uma ferramenta educativa na educação para a saúde, com dicas e recursos interativos e inovadores.

Para além disso, foram delineados os últimos passos de disseminação do projeto e apresentados os resultados dos pilotos nos vários países do consórcio, que tiveram como objetivo testar os módulos de formação junto de alunos/as e professores/as. O feedback é, de uma forma geral, muito positivo. Todos os materiais desenvolvido no âmbito do projeto ficarão disponíveis de forma gratuita, no website oficial do projeto.

O PHILIP tem como objetivo promover a literacia em saúde de jovens entre os 11 e os 15 anos e capacitar professores/as e educadores/as, através de atividades de sensibilização e a criação de materiais educativos. Visite o website do PHILIP e esteja a par das novidades e atividades implementadas.

Este projeto é financiado pelo Programa Erasmus+, da Comissão Europeia, numa parceria entre 6 entidades europeias: Cáritas Diocesana de Coimbra (Portugal), Tiber Umbria Comett Education Programme – TUCEP (Itália), E-School Educational Group (Grécia), Academia Postal 3 Vigo S.L. (Espanha), Inovaciju tinklas (Lituânia) e Ústav pro zdravotní gramotnost, z.ú. (República Checa), coordenador do projeto.