Inovação da Cáritas de Coimbra marca presença na Feira das IPSS

No passado dia 15 de maio, o Departamento de Inovação da Cáritas Diocesana de Coimbra marcou presença na Feira das IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social), promovida pela Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais.

O Departamento de Inovação apresentou-se num formato mais interativo, permitindo que os visitantes interagissem com os protótipos dos projetos e ainda levassem consigo materiais diversos, de forma totalmente gratuita. Podiam, por exemplo, levar os livros de atividades e os flyers com com o tema de literacia digital em saúde, que foram desenvolvidos no âmbito do projeto IDEAHL; conhecer os dispositivos tecnológicos do projeto AGAPE, que permitem fazer uma monitorização diária do estilo de vida; e interagir com os dispositivos do projeto AAL4All, que foram utilizados na fase piloto com utentes da Cáritas de Coimbra em prol das casas inteligentes, enquanto alternativa para ambientes assistidos a fim de melhorar a qualidade de vida de pessoas mais velhas e seus cuidadores.

O resultado da iniciativa foi bastante positivo. Os visitantes foram recetivos e exploraram os projetos do Departamento de Inovação, demonstrando interesse em estar por dentro das últimas novidades no campo da inovação para a cidadania ativa, a inclusão e o envelhecimento ativo e saudável.

O projeto IDEAHL ‘Improving Digital Empowerment for Active Healthy Living’ recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia, sob o contrato de subvenção nº 101057477. Os projetos AAL4All e AGAPE ‘Active aGeing And Personalised service’s Ecosystem’ são ambos cofinanciados pelo Programa Europeu AAL (Active Assisted Living) e, no caso português, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.