Projeto europeu PHILIP lançou recursos para a promoção da literacia em saúde de jovens

O projeto europeu PHILIP – Protection of Health by Increasing the Health Literacy of Pupils (em Português, “Proteger a Saúde dos mais Jovens através da Literacia em Saúde), que contou com a Cáritas Diocesana de Coimbra como uma das entidades parceiras, apresenta no website do projeto os resultados finais alcançados pelo consórcio:

• Relatório Transnacional sobre a literacia em saúde de crianças e jovens (11-15 anos), nos vários países do consórcio (disponível aqui);
  • Manual “Educação para a Saúde: abordagens inovadoras na promoção da Literacia em Saúde de Jovens”, um conjunto de recursos interativos e inovadores direcionado para professores/as e educadores/as (disponível aqui);
  • Módulos de formação PHILIP, uma ferramenta na educação para a saúde de crianças e jovens dos 11 aos 15 anos (disponível aqui).

O Manual “Educação para a Saúde: abordagens inovadoras na promoção da Literacia em Saúde de Jovens” apresenta recursos inovadores e acessíveis para a promoção da literacia em saúde de crianças e jovens. O objetivo é apoiar os/as professores/as e educadores/as na promoção deste tema, através de estratégias, metodologias, exemplos práticos e ferramentas úteis na educação para a saúde. O manual foi revisto por 18 profissionais da área da Saúde e da Educação, dos 6 países do consórcio.

Os Módulos de Formação PHILIP, que poderão ser utilizados em contextos de educação formal e não formal, incluem diferentes temas, como “De que forma o sono, o exercício e a alimentação afetam a tua saúde?”, “Atividade divertidas e interativas para promover hábitos saudáveis” e “Como obter informações fiáveis de saúde na internet?”. Os módulos foram testados junto de 240 crianças e jovens, dos 6 países do consórcio, de forma a avaliar os conteúdos, interesse/utilidade e satisfação. Em Portugal, a fase piloto envolveu 3 turmas do 9.º ano, do Agrupamento de Escolas da Lousã, tendo os resultados sido muito positivos. Os resultados gerais da fase piloto estão disponíveis num relatório transnacional, em inglês, que podem aceder aqui

Todos os materiais encontram-se disponíveis em inglês e nas línguas oficiais dos países do consórcio (incluindo o Português), de forma gratuita, no website oficial do projeto: https://philip.uzg.cz/

Este projeto foi financiado pelo Programa Erasmus+, da Comissão Europeia, numa parceria entre 6 entidades europeias: Cáritas Diocesana de Coimbra (Portugal), Tiber Umbria Comett Education Programme – TUCEP (Itália), E-School Educational Group (Grécia), Academia Postal 3 Vigo S.L. (Espanha), Inovaciju tinklas (Lituânia) e Ústav pro zdravotní gramotnost, z.ú. (República Checa), coordenador do projeto.