Departamento de Inovação recebe formação sobre ética com professora dos EUA
No dia 20 de maio, a professora doutora Sharvari Karandikar, da Ohio State University, nos Estados Unidos da América, conduziu uma sessão de formação sobre ética com a equipa do Departamento de Inovação da Cáritas Diocesana de Coimbra, intitulada: Ethical approaches for field research with vulnerable groups (Abordagens éticas para a investigação no terreno com grupos vulneráveis).
A professora doutora tem longa experiência no campo da pesquisa qualitativa com grupos vulneráveis e em situação de fragilidade socioeconómica, além de uma rica vivência internacional no âmbito do trabalho social. Com uma abordagem humanizada para as ciências sociais, compartilhou os métodos e abordagens indispensáveis para uma investigação ética, respeitosa e centrada nos sujeitos.
A Cáritas Diocesana de Coimbra compactua, há muitos anos, com estes princípios e atua para a transformação por meio das suas diversas respostas sociais. Através do Departamento de Inovação, em específico, tem a possibilidade de dialogar com diferentes perfis de stakeholders para assegurar o debate inclusivo e ético-legal no campo das inovações.
Este encontro marcou uma rica troca de experiências e o desejo de futuras colaborações. O nosso agradecimento público à professora que gentilmente respondeu ao nosso convite.
A atividade realizou-se no âmbito dos projetos AAL4All e AGAPE ‘Active aGeing And Personalised service’s Ecosystem’, nos quais a Cáritas Diocesana de Coimbra é corresponsável pela implementação dos protocolos éticos dos projetos. Ambos são cofinanciados pelo Programa Europeu AAL (Active Assisted Living) e, no caso português, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.