Inovação de ponta em exposição na Clínica Rainha Santa Isabel

A Clínica de Medicina Física e Reabilitação, do Centro Rainha Santa Isabel da Cáritas Diocesana de Coimbra, acolheu uma exposição dos projetos levados a cabo no âmbito do Departamento de Inovação da mesma instituição.

Durante uma semana, entre 8 e 12 de abril, a comunidade teve a oportunidade de estar em contacto com projetos europeus que se encontram a testar tecnologias de ponta e conceitos inovadores, com o objetivo de modernizar os campos da inclusão e do envelhecimento ativo e saudável.

A exposição estava pensada de forma interativa, para que os visitantes pudessem interagir com os protótipos dos projetos e ainda levar consigo materiais diversos, de forma totalmente gratuita. As pessoas podiam, por exemplo, levar os livros de atividades com o tema de literacia digital em saúde, que foram desenvolvidos no âmbito do projeto IDEAHL; levar diversos flyers com dicas de saúde, bem-estar e inclusão digital (provenientes dos projetos ValueCare e IDEAHL); utilizar os tablets disponibilizados, com a app Sentab do projeto Pharaon instalada para testagem; e conhecer os dispositivos tecnológicos do projeto AGAPE, que permitem fazer uma monitorização diária do estilo de vida.

O destaque deste evento foi o projeto AAL4All com os dispositivos que foram utilizados na fase piloto com utentes da Cáritas de Coimbra em prol das casas inteligentes. Assim, as pessoas puderam perceber como os equipamentos são simples e pouco intrusivos e de que forma podem ser uma alternativa para ambientes assistidos a fim de melhorar a qualidade de vida de pessoas mais velhas e seus cuidadores.

Numa semana em que o fluxo diário de entradas na Clínica rondou as 500 pessoas, a exposição foi um ponto de destaque no espaço da receção. O público foi bastante recetivo à iniciativa, desde pacientes, familiares, staff, e comunidade em geral. A Cáritas Diocesana de Coimbra deixa o seu enorme agradecimento à organização (Departamento de Inovação e Clínica de Medicina Física e Reabilitação) por terem permitido esta extensão dos projetos à comunidade.

Os projetos ValueCare, Pharaon e IDEAHL receberam financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia – Projeto ValueCare ‘Value-Based Methodology for Integrated Care Supported by ICT’, sob o contrato de subvenção nº 875215; Projeto Pharaon ‘Pilots for Healthy and Active Ageing’, sob o contrato de subvenção nº 857188; e Projeto IDEAHL ‘Improving Digital Empowerment for Active Healthy Living’, sob o contrato de subvenção nº 101057477. Os projetos AAL4All e AGAPE ‘Active aGeing And Personalised service’s Ecosystem’ são ambos cofinanciados pelo Programa Europeu AAL (Active Assisted Living) e, no caso português, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.