Juan Ambrosio na Cáritas de Coimbra “O cristianismo tem de ser uma força de transformação da sociedade”

“O cristianismo tem de ser uma força de transformação da sociedade”, sublinhou Juan Ambrosio junto da Cáritas Diocesana de Coimbra, num encontro de “abertura da Semana Cáritas” promovido por esta Instituição. O professor da Universidade Católica argumentou ainda “pior do que um cristianismo light (sem energia) é um cristianismo burguês, ou seja, para consumo próprio”.

O encontro, na manhã do dia 26 de fevereiro, dirigiu-se fundamentalmente aos colaboradores da Cáritas e membros dos seus órgãos sociais, tendo dois momentos centrais: a conferência sobre a Identidade e Missão da Cáritas e a Eucaristia.

Juan Ambrosio situou a missão da Cáritas como missão da própria comunidade cristã e a sua identidade como instrumental à mesma. Depois, iluminou-a à luz os grandes traços da renovação pastoral da Igreja propostos pelo Papa Francisco: uma igreja renovada (Evangelii Gaudium), para cuidar da Casa Comum (Laudato Si’ e Laudate Deum) e para cuidar da Humanidade Comum (Fratelli Tutti e Documento da Fraternidade Humana). Ainda sobre as propostas de Francisco, incluiu a Cáritas nas quatro grandes “conversões” propostas pela Exortação pós-sinodal Querida Amazónia (conversão pastoral, cultural, ecológica e sinodal), lembrando ainda o apelo papal a algumas atitudes fundamentais: misericórdia, santidade, cuidado, amor, confiança, conhecimento.

Contudo, foi na Evangelii Gaudium que Juan Ambrosio fundamentou essencialmente a sua apresentação, um documento em que o Papa – no suporte da ideia sublinhada no título – afirma: “Ao lermos as Escrituras, fica bem claro que a proposta do Evangelho não consiste só numa relação pessoal com Deus. E a nossa resposta de amor também não deveria ser entendida como uma mera soma de pequenos gestos pessoais a favor de alguns indivíduos necessitados, o que poderia constituir uma «caridade por receita», uma série de ações destinadas apenas a tranquilizar a própria consciência. (…) Por isso, tanto o anúncio como a experiência cristã tendem a provocar consequências sociais”. (cf n. 180).

A Semana Cáritas é uma iniciativa da Cáritas Portuguesa, a anteceder o Dia Nacional Cáritas, criado pela Conferência Episcopal Portuguesa e situado no terceiro domingo da Quaresma (este ano, a 3 de março), vincando assim ainda mais a forte unidade teológica e pastoral entre o tempo litúrgico da Quaresma e a caridade cristã. A ação mais visível desta Semana Cáritas é o peditório público, sobretudo nas ruas das grandes cidades e junto dos centros comerciais.