LIFEBOTS Exchange | Cáritas Coimbra acolhe parceira de Universidade Norueguesa

No início de maio, a Cáritas Diocesana de Coimbra acolheu a investigadora Yu Cheng da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU), para trocarem experiências e conhecimentos sobre robôs sociais na interseção de cuidados, interação com o utilizador, tecnologia e sociedade. A iniciativa surge no âmbito do projeto LIFEBOTS Exchange, projeto financiado pelo programa H2020, no âmbito programa de intercâmbio e inovação Marie Curie.

Durante esta semana de intercâmbio, Yu Cheng trabalhou em estreita relação com o Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra, ficando a par do trabalho realizado por este departamento na área da robótica aplicada aos cuidados sociais e de saúde. Ao longo da sua estadia, a gestora de projetos da NTNU teve ainda a oportunidade de conhecer vários centros da instituição conimbricense, como o Centro Rainha Santa Isabel (Clínica de Medicina Física e Reabilitação; Unidade de Longa Duração e Manutenção; Lar de Grandes Dependentes; Centro de Dia; e Serviço de Apoio Domiciliário), o Centro Social São Pedro (Creche; Centro de Dia; e Serviço de Apoio Domiciliário), o Lar de Santo António (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas), bem como a Sede institucional. No último dia, foi ainda recebida nas instalações no IPN – Instituto Pedro Nunes, que também é parceiro do LIFEBOTS Exchange.

Além da Cáritas de Coimbra, da NTNU e do IPN, o consórcio do projeto é constituído por mais 11 entidades de investigação, empresas e ONGs de toda a Europa e da Coreia do Sul.

Este projeto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia – Projeto LIFEBOTS Exchange ‘LIFEBOTS Exchange – creating a new reality of care and welfare through the inclusion of social robots’, sob o contrato de subvenção nº 824047.