Creche/Jardim de Infância

CRECHE E PRÉ-ESCOLAR

A Cáritas tem como principal objetivo ter crianças e famílias FELIZES, desenvolvendo um projeto pedagógico integrado e integrador, assente em valores e princípios firmes, com perspetivas educativas diferenciadas que respeitam a individualidade e o ritmo de crescimento de cada criança, que valorizam a ligação entre a Instituição e a família através da cooperação quotidiana e da participação em atividades que envolvam os pais e a comunidade.

A qualidade é simultaneamente um compromisso e um desafio permanente, tanto ao nível do acompanhamento educativo das crianças, através de profissionais habilitados e com formação regular, como dos serviços prestados e da atenção dispensada aos familiares, mas também ao nível das instalações e equipamentos, domínios onde é efetuado um investimento contínuo.

A Cáritas dispõe de 4 creches e 2 jardins de infância, com salas diferenciadas para bebés e crianças em idade pré-escolar, com projetos curriculares adequados às faixas etárias e respetivos grupos, que incluem os domínios motor, cognitivo, da linguagem e o sócio emocional, bem como as rotinas e os aspetos básicos relacionados com a satisfação das necessidades físicas e emocionais da criança

CRECHE

LEIROSA – Centro N.ª Sr.ª da Boa Viagem – sraboaviagem@caritascoimbra.pt / 233 959 806
GUIÃO DE ACOLHIMENTO

PEDRULHA – Creche e JI N.ª Sr.ª de Fátima – crechejipedrulha@caritascoimbra.pt / 239 431 554
GUIÃO DE ACOLHIMENTO BERÇÁRIO
GUIÃO DE ACOLHIMENTO SALA 1 E 2 ANOS

INGOTE – Centro Social S. Pedro – csspedro@caritascoimbra.pt / 239 497 910
GUIÃO DE ACOLHIMENTO BERÇÁRIO
GUIÃO DE ACOLHIMENTO SALA 1 E 2 ANOS

CERNACHE – Centro N.ª Sr.a dos Milagres – csmilagres@caritascoimbra.pt – 239 947 244

JARDIM DE INFÂNCIA

HISTORIAL

Por solicitação de D. João Alves, então Bispo de Coimbra, a Cáritas de Coimbra assumiu em 1980 a gestão da Creche e Jardim de Infância de N.ª Senhora de Fátima, no bairro do mesmo nome, na Pedrulha (Coimbra). Na sequência do Trabalho de Promoção Comunitária desenvolvido no Bairro do Ingote (Coimbra) em 1989, veio a ser criado, no mesmo, um Centro Social que também contempla a valência de Creche.

Igualmente em Cernache (Coimbra), por solicitação dos Pais e do Centro Regional de Segurança Social, a Cáritas assumiu em 1992 a gestão de uma Creche e Jardim de Infância aí existente, mais tarde integrada no Centro Social Comunitário Nossa Senhora dos Milagres. Já em 2004, a Cáritas de Coimbra assumiu o Jardim de Infância A Semente, na Rua da Ilha, junto à Sé Velha,  também ligado anteriormente às Criaditas dos Pobres. Atualmente a Semente já não se encontra em funcionamento.

Em 2009, foi celebrado acordo para a abertura de uma creche na Leirosa, que funciona desde Janeiro de 2010 no Centro N.ª Sr.a da Boa Viagem.