Carnaval da Cáritas de Coimbra invadiu as ruas da Baixa

Crianças, jovens e idosos dos equipamentos da Cáritas de Coimbra desfilaram em cortejo carnavalesco pelas ruas da Baixa na segunda-feira 16 de fevereiro. Foram mais de 1000 figurantes vestidos a rigor que deram cor e brilho a este Carnaval, excedendo as expetativas do público.

Carnaval da Cáritas de Coimbra invadiu as ruas da Baixa

Foi com alegria que os mais de 1000 figurantes do Carnaval da Cáritas Diocesana de Coimbra desfilaram pelas ruas da Baixa de Coimbra. Na segunda-feira, 16 de fevereiro, as crianças, jovens e idosos dos Centros de Atividades de Tempos Livres e de equipamentos para seniores levaram à Baixa, cor e animação sob o mote Bonecas, Jogos e coisas engraçadas.

O cortejo carnavalesco começou pelas 10h30 da manhã com a concentração dos participantes vestidos a rigor no Largo da Portagem. Daí desfilaram pelas Rua Ferreira Borges e Visconde da Luz até à Praça 8 de Maio, seguindo pelas ruas da Baixinha e terminando na Escola Silva Gaio. Centenas de pessoas juntaram-se para assistir a tão animado corso, cheio de brilhos, serpentinas, confetis, danças e cantorias. A acompanhar o desfile com os seus batuques estiveram três grupos de gaiteiros: Sons da Terra, Gaitas Bárbaras da Gallaecia e Sópraqui. O grupo de seniores, facilmente identificável com os seus chapéus de Charlie Chaplin, ficou a observar atentamente o corso de lugar privilegiado, onde não faltou também a animação ao cargo dos Boinas Pretas.

Peças de Lego, Minnies, Dominós, Bonecas, Vitinhos, Astérix e Obélix, Cubos Mágicos e Fadas fizeram as delícias do público, excedendo expetativas e mantendo assim a tradição Carnavalesca a que a Cáritas de Coimbra habituou já a cidade.

Depois de um almoço convívio entre toda a bonecada, a animação continuou pela tarde fora na Escola Silva Gaio. Do programa da tarde recreativa constou animação para todas as idades. Depois de mais uma atuação dos grupos de gaiteiros, seguiu-se um duo de baile intitulado Tó Miau and Friends para os idosos e o DJ Luís Salvador para a pequenada. Não faltaram balões, pinturas, brincadeiras e insufláveis.

Esta iniciativa contou com empresas e entidades apoiantes às quais a Cáritas Diocesana de Coimbra demonstra o seu agradecimento, destacando-se: Águas do Luso, Continente, Recheio, Jumbo, Matudis, SIA, Câmara Municipal da Figueira da Foz, Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Câmara Municipal de Coimbra, Câmara Municipal de Góis e APBC (Agência para a promoção da Baixa de Coimbra).