Cáritas de Coimbra promoveu discussão sobre Redução de Riscos e Minimização de Danos
A Cáritas Diocesana de Coimbra promoveu, no dia 16 de outubro, um Seminário de Redução de Riscos e Minimização de Danos (RRMD). A iniciativa teve lugar no Auditório do IPDJ e contou com cerca de uma centena de participantes inscritos.
Ao longo do dia foram abordados temas como os paradoxos e as interrogações que hoje ainda dominam a RRMD e as questões que se prendem com as diferentes interpretações sobre o tratamento e a abstinência, levadas a cabo pelas estruturas de RRMD e as Equipas de Tratamento.
Questões que se prendem com o alto limiar de exigência e baixo limiar, relativos a metadona foram também objeto de análise e discussão, dando lugar a um debate intenso e muito interessante. Foram também abordadas as diferentes perspetivas sobre os diferentes níveis de exigência dos utilizadores de substâncias e, mais uma vez as diferentes narrativas da RRMD e do Tratamento.
A tarde foi enriquecida com conferências dialogadas que versaram sobre temas como a normalização, e a forma como a RRMD influencia e é influenciada pela ordem pública, bem com as questões éticas que se colocam à prática das Equipas de Rua.