Protocolo RSI – Um trabalho diferenciado

Reinventar a intervenção social é a missão que norteia o  trabalho desenvolvido pela  Equipa de Protocolo da Cáritas Coimbra, no  acompanhamento que faz diariamente às famílias beneficiárias da prestação de rendimento social de inserção. Protocolada em 2007 para a gestão de 180 processos, a equipa gere atualmente 240, número que se divide pelas três técnicas de áreas complementares das ciências sociais e humanas (serviço social, sociologia e psicologia) e que se materializa na intervenção conjunta com os dois educadores sociais e com duas ajudantes de ação direta.

Os valores da equipa definem-se pelo profissionalismo e flexibilidade nas estratégias, necessária às especificidades que cada processo apresenta. Atendendo à velha máxima que cada caso é um caso, a equipa prima por desenvolver um trabalho diversificado no tipo de respostas que apresenta e aposta na criatividade para conseguir ter uma intervenção eficaz na autonomização social das famílias em acompanhamento. Tendo em conta que hoje a probabilidade de exposição à vulnerabilidade social de um qualquer agregado é muito maior do que há uns anos atrás e que as problemáticas são, por isso, muito diversificadas, os técnicos que trabalham com a prestação de rendimento social de inserção têm de procurar novas formas de inclusão.

A grande aposta desta equipa está no acompanhamento próximo às famílias, na criação de um clima de confiança e abertura e na transparência da abordagem que tem com os beneficiários em acompanhamento. Compreender e aceitar diferenças e conhecer bem as dinâmicas familiares, podem ser a alma do negócio quando se trabalha com famílias, conseguindo traçar objetivos individuais para cada um dos seus elementos. Um verdadeiro: “Querido mudei a Vida…”. A construção desta relação demora tempo, requer energia e empenho, mas motivação da equipa está na concretização do objetivo último da própria medida do rendimento social de inserção : “a autonomização plena das famílias”.