Cáritas Coimbra vai debater modelos de financiamento de cuidados na Conferência Internacional AgeingFit 2019 em Lille – França
“Quais os papéis que os contribuintes da saúde pública e as seguradoras privadas devem ter para enfrentar as consequências do envelhecimento demográfico na Europa?”. Este é o tema do debate que a Cáritas de Coimbra, representada por Carina Dantas – Diretora do Departamento de Inovação, estará a moderar na Conferência AgeingFit 2019, que decorre nos dias 29 e 30 de janeiro em Lille, França.
Com o aumento da longevidade, a população em crescimento irá provavelmente experimentar um declínio na capacidade e independência, com maior procura por serviços de saúde e de assistência social. As consequências do envelhecimento demográfico na Europa parecem criar desafios sociais e financeiros e levantar várias questões.
Como administrar os cuidados formais e informais necessários, serviços e custos de assistência médica para ajudar pessoas mais velhas e dependentes? Qual o papel a ser desempenhado pelas entidades de saúde pública e pelas seguradoras privadas?
Através de feedback e discussões de diferentes países, esta sessão plenária moderada pela Cáritas de Coimbra irá rever as experiências e sistemas em curso desenvolvidos na Europa para gerir as implicações do rácio de dependência dos idosos.
Este debate e todo o contexto da Conferência serão também o pano de fundo para a disseminação do projeto Smartwork, uma iniciativa financiada no âmbito do programa Horizonte 2020 com o objetivo de desenhar e testar ambientes de vida e trabalho amigáveis para trabalhadores com mais de 55 anos.