Jumpair – Cáritas de Coimbra integra projeto que visa melhorar a qualidade de vida de pessoas com úlceras de pressão

As úlceras de pressão são uma doença que afeta uma quantidade significativa de utentes admitidos em hospitais. As suas causas podem ser diferentes, como consequência de doenças crónicas, traumas, queimaduras, desnutrição e até mesmo de dores devido à estrutura da cama. O desenvolvimento destas úlceras expõe o utente a uma situação de risco que juntamente com outras doenças, prolongando período de internamento, aumentando os custos financeiros e com recursos humanos.

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de pessoas com úlceras de pressão, em situação de grande dependência, a Cáritas de Coimbra está a colaborar com o consórcio do projeto JUMPAIR.

O projeto JUMPAIR tem como principal objetivo o desenvolvimento de um dipositivo inovador que combina um sistema de massagem anti-decúbito localizado debaixo do corpo do utente. A estrutura diferenciadora deste protótipo possui sensores que medem a pressão corpórea, a humidade e oxigenação da pele na área afetada.

Nos dias 17 e 18 de janeiro, a Cáritas Diocesana de Coimbra esteve em Milão, representada por Ana Jegundo do Departamento de Inovação e pelo Dr. José Moura do Centro Rainha Santa Isabel, para a primeira reunião de consórcio do projeto JUMPAIR.

Este projeto é liderado pela empresa italiana Dofren, Srl ao abrigo do Programa de Investigação e Inovação da União Europeia – Horizonte 2020, GA n. 783594 e conta com a participação de 3 centros europeus para avaliar a efetividade do dispositivo Jumpair no tratamento de úlceras de pressão, em utentes com um período de internamento prolongado – Azienda Sanitaria Universitaria Integrata di Udine (Itália); Cáritas Diocesana de Coimbra (Portugal); Ospedale Humanitas di Milano (Itália).

Esta reunião serviu para que todos os parceiros se pudessem conhecer bem como para apresentarem as suas práticas no tratamento e prevenção de úlceras de pressão nas suas unidades, bem como, os desafios e oportunidades que este tipo de estudos podem significar para as equipas envolvidas e para a comunidade em geral. Foi também dada a conhecer a versão do protótipo que vai ser utilizado no estudo, tendo sido a discutida estratégia e os procedimentos a adotar de forma a harmonizar a implementação do estudo nos diferentes países.