Vidas em Palco disponível para pisar outros palcos

Foi realizada uma reportagem sobre o Grupo Vidas em Palco, grupo de Teatro do Centro de Alojamento Temporário Farol, com entrevistas aos seus intervenientes e uma breve apresentação da peça atualmente em cena, “Pelintras mas felizes”.

Vidas em Palco disponível para pisar outros palcos

Em 2012 a Cáritas Diocesana de Coimbra lançou um desafio aos utentes do seu Centro “Farol”, do qual surgiu o grupo de teatro denominado Vidas em Palco. O Centro investiu nesta iniciativa de alma e coração, fazendo-a crescer através de um processo de criação e esforço conjunto entre atores, animadora e encenador.

O Farol desenvolve duas respostas diferenciadas: uma Unidade de Longa Duração e Manutenção (ULDM), que providencia cuidados continuados no âmbito da saúde, contribuindo para o bem estar e qualidade de vida da pessoa com vista à estabilização clínica, à prevenção e ao retardamento da situação de dependência.

Integra também no seu espaço um Centro de Alojamento Temporário (CAT), que intervém junto de indivíduos em situação de sem-abrigo ou de emergência social, desenvolvendo projetos personalizados de inserção social e profissional, adequados à especificidade de cada pessoa e que pretendem reforçar a sua autoestima e autoconceito, para que voltem a conseguir assumir o rumo das suas vidas de forma independente e efetiva.

Assim funciona o Vidas em Palco, no qual os atores são os próprios utentes e os guiões da autoria dos mesmos.

Cada peça levada a palco desde 2012 foi cuidadosamente preparada, desde o texto, ao cenário e ao elenco, fazendo assim crescer o desejo de preparar novas representações. Tem como objetivo proporcionar ao espectador um momento agradável, mostrando acima de tudo que este grupo de teatro amador, sem formação na área, utiliza as suas experiências de vida para subir a palco e mostrar como a determinação pode produzir peças excecionais.

Foi realizada uma reportagem sobre o Grupo Vidas em Palco, com entrevistas aos seus intervenientes e uma breve apresentação da peça atualmente em cena, “Pelintras mas felizes”, que pode ser visualizada através dos links:

Parte I – In RTP 1 – Portugal em Direto – 28-09-2015

Parte II – In RTP 1 – Portugal em Direto – 28-09-2015

Vidas em Palco, cujo reportório é já composto por sete peças, tem agendada a sua próxima atuação no dia 10 de outubro, em Bruscos, e encontra-se recetivo a convites para subir a outros palcos.