GIP – Gabinete de Inserção Profissional

A Cáritas Diocesana de Coimbra tem em funcionamento, na Rua Direita da Baixa de Coimbra, o Centro Comunitário de Inserção cuja ação se dirige a adultos em situação de vulnerabilidade social, procurando assegurar através dos seus serviços ações que promovam e reforcem a sua capacidade de (re)integração, autonomização e participação cívica.

Integrado na dinâmica do Centro Comunitário de Inserção, a Cáritas de Coimbra tem a funcionar desde 2009 neste espaço o Gabinete de Inserção Profissional (GIP). Esta resposta pretende prestar apoio e atendimento personalizado aos desempregados, com vista à definição e desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

Ao longo dos anos, o GIP sempre direcionou a sua intervenção para a (re)inserção profissional dos beneficiários de Rendimento Social de Inserção através da estreita parceria que mantém com o Serviço de Emprego de Emprego. A sua dinâmica de atuação é muito abrangente e pode ser sintetizada através das seguintes atividades: sessões de informação, sessões de apoio à procura de emprego, encaminhamentos para programas ocupacionais, dinamização de vários workshops no âmbito da promoção de competências para a empregabilidade; divulgação de ofertas formativas internas e externas ao Serviço de Emprego de Coimbra, coordenação de dois cursos de formação Pró-Inclusão (no âmbito da medida 6.1), colaboração com empresas de trabalho temporário, em ordem à receção de ofertas de emprego e ajustamento com as necessidades dos candidatos inscritos no GIP, entrevistas de ajustamento a ofertas de emprego, entre outras.

Consulte algumas das ações do GIP:

Ciclo de Temáticas no Centro Comunitário de Inserção

Sessão de esclarecimento sobre violência doméstica no CCI

SEF esclareceu beneficiários de RSI