Semana pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social

A Equipa de Rua Reduz, resposta social da Cáritas Diocesana de Coimbra, comemorou a Semana pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social, entre os dias 10 e 19 de Outubro, promovendo várias atividades culturais e desportivas.

Semana pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social

O Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social (AECPES), celebrado em 2010, teve como objetivo reafirmar e reforçar o empenho político na tomada de medidas sociais, tendo em vista a erradicação da pobreza.

Findo o Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social, a Comissão Europeia definiu uma meta para reduzir a pobreza e a exclusão social em 20 milhões de pessoas em 2020. Com base nos dados disponíveis de 2012, 124.5 milhões de pessoas viviam em risco de pobreza na União Europeia. A crise económica agravou esta situação, expondo ainda mais os grupos vulneráveis. Como tal, a União Europeia (UE) deve continuar a intensificar os seus esforços nesta luta, uma vez que se trata de uma questão fundamental nesta nova década, onde é desejável um crescimento sustentável e inclusivo. A redução da pobreza é o motor para esse crescimento.

De acordo com estudos da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), em 2013, 24.5% da população europeia (aproximadamente 122.6 milhões de pessoas na UE28) era considerada como estando em risco de pobreza e/ou exclusão social, de acordo com a definição adotada pela Estratégia 2020.

O valor registado para Portugal era de 27.5%. Portugal surge assim no relatório como o nono país mais desigual entre os 34 da OCDE.

“Quase um quinto dos portugueses está numa situação de risco de pobreza, revelou ontem o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo os dados do “Inquérito às Condições de Vida e Rendimento”, há em Portugal 1,9 milhões de pessoas que vivem com menos de 414 euros por mês (JN).

A sociedade civil, mais do que nunca, tem um papel determinante na visibilidade da luta contra a pobreza e exclusão social, na sensibilização dos vários setores da sociedade e na procura de responsabilização de todos estes!

Exatamente porque este problema diz respeito a todos, há que assumir uma quota-parte da responsabilidade na busca das suas soluções. Com base nesta premissa, a Cáritas de Coimbra (Equipa de Rua Reduz) promoveu uma série de iniciativas para assinalarem esta semana.

A Equipa de Rua Reduz comemorou a Semana pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social, entre os dias 10 e 19 de Outubro, promovendo várias atividades culturais e desportivas.

As comemorações tiveram início na semana anterior com a passagem de um questionário aos utentes da Equipa sobre questões relacionadas com a pobreza e exclusão social, com o intuito de os sensibilizar e levar a refletir sobre esta problemática. No dia 10 visionaram, técnicos e utentes da Reduz e Sol Nascente, o filme “Time Out of Mind”, seguido de um debate.

No dia 14 de outubro foram convidados utentes e técnicos do Centro Comunitário de Inserção e do Farol, ambos equipamentos da Cáritas de Coimbra, que acompanharam a equipa Reduz ao Teatro da Cerca de São Bernardo para assistir à peça “A Canoa” de Cándido Pazó, em cena pela companhia A Escola da Noite. A peça versa sobre a problemática da violência doméstica e a forma como ela se relaciona com os quadros de valores em que a sociedade se move. Durante 140 minutos os utentes tiveram oportunidade de experienciar uma série de sentimentos: espanto, surpresa, suspense, risos, sendo co cômputo geral bastante positiva a avaliação. De tarde, estudantes da Faculdade de Direito levaram a cabo uma praxe solidária na qual procederam à recolha, entre os seus pares, de donativos de vestuário para os utentes da Reduz.

O dia 15 de outubro ficou marcado pela aventura, com a participação de utentes e técnicos da Reduz, Sol Nascente e Farol em atividades radicais de arborismo no Sky Garden localizado no Jardim Botânico.

Certos de que a cultura é um elemento essencial na identidade do ser humano, no dia 16 de outubro a equipa Reduz estendeu o convite à Comunidade de Inserção Renascer e ao Sol Nascente para visitarem o Museu Nacional Machado de Castro, no âmbito do projeto “NÓS no musEU”, onde participaram numa dinâmica sobre o museu e visitaram o criptopórtico romano. Durante a tarde foi dinamizado um ateliê de malabares, no qual utentes da Equipa de Rua Reduz e alguns elementos da comunidade envolvente tiveram a oportunidade de assistir e experimentar as artes do malabarismo.

A semana terminou no dia 19 de outubro com um torneio de futebol entre utentes do Apartamento, Farol e Sol Nascente. Certos de que este tipo de iniciativas não tem o impacto desejável se acontecerem apenas uma vez por ano, a Equipa Reduz vai dinamizar nos próximos tempos outras atividades que versem sobre a mesma problemática, na tentativa de despertar cada vez mais consciências.

alt     alt