Cáritas Coimbra lança desafio no Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Cáritas Coimbra lança desafio no Dia pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

No próximo dia 25 de novembro assinala-se o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, causa acarinhada e trabalhada diariamente pela Cáritas Diocesana de Coimbra com mulheres vítimas de violência, em regime de acolhimento.

No próximo dia 25 de novembro assinala-se o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, causa acarinhada e trabalhada pela Cáritas Diocesana de Coimbra, particularmente ao nível da capacitação e de autonomização que desenvolve diariamente com mulheres vítimas de violência, em regime de acolhimento (conheça a Comunidade de Inserção Renascer aqui).

Apesar da existência de políticas, orientações europeias e internacionais sobre a matéria e do seu enquadramento nos diferentes quadrantes da soiedade, a complexidade deste fenómeno estende-se também à reestruturação de formas de pensar, de agir e de sentir do familiar, amigo, vizinho, professor.

É da responsabilidade de todos a denúncia da violência que não se vê mas que se sente, passível de indícios nas entrelinhas de uma conversa de ocasião, no grito desesperado da noite, no desabafo do limite, no choro compulsivo da criança, no medo que determinado rosto transparece, com o qual nos deparamos diariamente, mas que não nos preocupamos em explorar.

Neste sentido, a Cáritas Coimbra lança neste dia o DESAFIO DE CUIDAR, aos seus colaboradores e à comunidade em geral.

Desafia-se cada pessoa, individualmente ou em grupo, a plantar uma semente, uma flor ou outra planta, enquanto ato simbólico da possibilidade do ser humano iniciar uma relação saudável consigo próprio e com os outros, tendo como pressuposto que esta relação seja, desde o seu início, cuidada diariamente e perpetuada ao longo do tempo.

Sempre que a alimentarem, regarem e mimarem, recordem o dia em que iniciaram este processo, como símbolo do ser humano em relação, caracterizado pela adoção de comportamentos saudáveis. Associado a este dia e ao ato simbólico praticado devolva-nos o seu gesto através de um pensamento, frase ou palavra que gostasse de partilhar e que possamos publicar, tornando visível o dia assinalado (por email para cirenascer@caritascoimbra.pt ou na página do facebook da Cáritas Diocesana de Coimbra).

Assinale este dia com a Cáritas. Permitir ao próprio a construção de relações saudáveis é o objetivo, ajudar o outro a caminhar consigo é imperativo!