O envolvimento da Comunidade no Envelhecimento Ativo – Centro N.ª Sr.ª dos Milagres

Uma realidade no envelhecimento na Cáritas Diocesa de Coimbra – Centro Social S. Pedro

A Organização Mundial da Saúde define Envelhecimento Ativo como um processo que pretende otimizar as oportunidades de saúde, participação e segurança no quotidiano dos idosos com o objetivo de melhorar a sua qualidade de vida durante o envelhecimento. Este, pressupõe que os idosos, após a sua aposentação, tenham a capacidade de se manterem envolvidos em questões económicas, culturais, espirituais e cívicas.

O Envelhecimento Ativo abrange mais que o Envelhecimento Saudável, ou seja, na sociedade atual o processo de envelhecimento deixa de se focar só na saúde e na capacidade do idoso se manter ativo e autónomo a nível físico e passa a ver o idoso como uma pessoa capaz de exercer a sua cidadania e de se envolver em questões cívicas, sociais, económicas e culturais.

Assim sendo, é importante que a sociedade, a família e as instituições encarem o Envelhecimento Ativo como algo benéfico para a comunidade idosa e desenvolvam estratégias e atividades que promovam o mesmo.

O Centro Social e Comunitário Nossa Senhora dos Milagre, equipamento da Cáritas Diocesana de Coimbra, desenvolve atividades que promovem o Envelhecimento Ativo dos seus idosos de Centro de Dia, tais como:

•    Feira da Saúde: na qual se promove aos idosos e à comunidade envolvente vários rastreios na área da saúde
•    Terço na Capela de São Lourenço por ocasião do Mês de Maria onde permite a participação ativa da comunidade
•    Sessões de relaxamento (massagens e toque) que permite momentos de proximidade entre o idoso e o cuidador e também momentos de relaxamento e tranquilidade
•    Envolvimento em atividades do quotidiano, como culinária e jardinagem, que permite ao idoso sentir-se útil
•    Ginástica Matinal para promover o bem-estar físico do idoso

Estas atividades têm como principal objetivo envolver os idosos em tarefas estimulantes a nível físico e psicológico e incluir a comunidade e outras gerações em algumas dessas atividades.