Sessão H2020 para o 3º setor junta mais de 100 participantes na Cáritas de Coimbra

A Cáritas Diocesana de Coimbra recebeu, na passada 6ª feira, dia 6 de maio, cerca de uma centena de participantes na Sessão de Esclarecimento Horizonte 2020 – Oportunidades nas Calls 2016/2017 e Aspetos Legais e Financeiros, direcionada para entidades do setor não empresarial.

Este evento, organizado pelo Gabinete para a Promoção do Programa Quadro de I&I da UE (GPPQ) e pela Cáritas Coimbra, contou também com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), pelo que teve início com as intervenções do Sr. Pe Luís Costa, Presidente da Cáritas de Coimbra e da Dr.a Alexandra Rodrigues, Diretora Regional de Desenvolvimento da CCDRC, que apontou o caminho percorrido por esta instituição no âmbito dos projetos apoiados pela Europa, bem como o apoio que tem disponível para as entidades da Região nestas matérias.

O Pe Luís Costa referiu que a sessão pretendeu essencialmente “alargar a acessibilidade desta informação a um setor que ainda não é competitivo nesta matéria – o terceiro setor. Temos em Portugal, e nesta área geográfica em particular, centenas de IPSS, associações e ONG que trabalham diretamente com as pessoas. É para estas pessoas que a investigação, a inovação e os produtos desenvolvidos no âmbito do H2020 se destinam. Julgamos essencial que estas pessoas, os utilizadores finais, sejam uma parte essencial dos processos de investigação e inovação, estejam envolvidos no seu desenvolvimento e construam massa crítica para poder apoiar os parceiros científicos e tecnológicos a encontrar as melhores soluções.”

O Dr. Alexandre Marques e a Dr.a Sandra Fernandes do GPPQ levaram a cabo 4 apresentações, nas quais abordaram o enquadramento geral do Programa de financiamento Horizonte 2020, as oportunidades nas áreas das TIC e Saúde e as questões legais e financeiras relevantes para a apresentação de candidaturas e acompanhamento de projetos.

Em todas as situações foram capazes de cativar a atenção, apontando diversas informações pragmáticas e úteis para as entidades que se pretendam candidatar a apoio e ajudando a perceber quais as melhores formas de conhecer parceiros, criar bons consórcios e propor ideias exequíveis e capazes de ter sucesso.

A Cáritas de Coimbra agradece ao GPPQ a disponibilidade para se deslocar à zona Centro e realizar, pela primeira vez a nível nacional, uma sessão de esclarecimento do H2020 orientada para o terceiro setor.